Debian 11.04 netinst.iso Seria a distro mais enxuta?

Galera estou querendo instalar uma distro com menos pacotes possíveis e usar o i3wm. Só para estudos e internet.
Vi que o debian tem a opção de vc não instalar nenhum DE.
Minha idéia é instalar o Debian stable com a menor iso que eles disponibilizam e depois instalar apenas o I3wm, nautilus, firefox e o gedit.

Queria saber de vocês se esta seria a melhor/única opção.

OBS: Tentei usar o Arch com o mesmo propósito mas a instalação sempre “empaca” na hora de configurar o GRUB, por isso desisti hahaha

1 curtida

Não. Você pode tentar o gentoo ou lfs, mas são mais difíceis que o arch que você já tentou.

Provavelmente.

1 curtida

Não, uma distro “enxuta” como disse, e para o propósito que deseja, recomendaria o Alpine Linux, pois não considero o LFS sendo uma distro, mas sim instruções para fazer uma, e o Gentoo pode conter muitos pacotes, como as dependências para compilar, já que o @dev_null os citou, uma dica de um combo seria Alpine Linux + DWM…

1 curtida

Muitas distros possuem uma versão mínima, das que eu testei o Arch Linux é sem dúvida uma das mais “peladas”.

Outra opção bastante enxuta, mas que já vem pronta para uso é o Archcraft.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Olá :vulcan_salute:

Não existe uma melhor/única opção, depende sempre do “gosto do cliente”. Por exemplo, o Gentoo é uma distro enxuta, mas se você não tem paciência para compilar não é para você.

Também acho que buscar qual é a mais enxuta seja um pouco de exagero, pois dentre as opções disponíveis haverá pouca diferença na quantidade de pacotes se ficar desse jeito que quer:

Então, creio que já bastaria escolher uma e moldar o sistema do seu jeito, só nisso já estaria bem distante do que uma distro “pronta” traz.

Sim, basta no momento da instalação você não escolher nenhuma opção de DE (recomendo deixar marcada apenas a última opção que instala “utilitários de sistema padrão”).

Eu gosto e recomendo a ISO versão testing netinst non-free., ou seja, vem com programas mais recentes e drivers proprietários.

Você tentou instalar pelo script Archinstall? Fica bem mais simples de instalar.

2 curtidas

Você tentou instalar pelo script Archinstall? Fica bem mais simples de instalar

Não usei o script, usei a iso do arch normal. Mas sempre quando vou instalar o grub da erro

Estou fazendo tudo em Máquina Virtual até conseguir cumprir o propósito

Vou pesquisar sobre o Alpine

Vi um vídeo sobre o archcraft, realmente muito interessante mesmo vindo com mais programas do que eu pretendo usar. Vou fazer um teste em VM pra ver como é, já que vem com o calamares pra instalar. Obrigado pela dica

1 curtida

Lembrando, que se ainda não desistiu do Arch, pode compartilhar este problema que está enfrentando com o Grub, aqui mesmo no fórum para que possamos te auxiliar, alem disso, você pode escolher outro carregador de inicialização como o systemd-boot

1 curtida

Pelo que entendo, não existe uma “distro mais enxuta”. Quando você faz o download e instalação de um sistema GNU, ele fará a instalação de pacotes que estarão, por padrão, naquela imagem - o que, no caso do netinst, tem em menor quantidade, já que não carrega firmwares non free, por exemplo.

O que eu sugiro, é fazer a instalação de uma distribuição mais limpa (recomendo, fortemente, o Debian), sem ambiente gráfico, checar/limpar os pacotes não desejados e depois instalar apenas o que deseja (como gerenciador de janelas, etc).

3 curtidas

@null
Mano estou testando esta distro em VM e realmente vem com poucos pacotes e usa bem pouca ram. Só para estudar e acessar a internet é uma boa pedida!!
Só 214 apk.
173 de ram com o I3wm (provavelmente menos fora da VM)
A distro toda tem 600mb!!
E de brinde não usa o systemd

vlw pela dica

Sim, é fantástico! Somente em modo texto fica por volta de 40mb de RAM, com o espaço em disco em 70mb, alem de não usar SystemD, tem algumas otimizações em que aceleram o tempo de boot, e o gerenciador APK, em minhas experiencias é o mais rápido, por citá-lo segue a Wiki para ir se familiarizando Package management - Alpine Linux, e lembre-se também de testar junto com o DWM.

1 curtida

Não é a única opção, mas é mais fácil de instalar que o Arch, no qual você tem que configurar tudo na mão. Se você escolher instalar o Debian sem interface gráfica, terá um sistema “enxuto”, mas não terá dor de cabeça pra configurar rede, GRUB, etc…

Agora, após a instalação, dependendo dos pacotes que você for instalar, eles vão puxar dependências, algumas que não são realmente necessárias. Você pode usar a opção --no-install-recommends no APT para que sejam instaladas apenas as dependências estritamente necessárias para os pacotes que você decidir instalar.

Outra coisa, pra quem está procurando uma distro bem “enxuta”, eu não acho que esses programas são as melhores opções. O Nautilus e o Gedit puxam um monte de dependências do GNOME, além de não serem os mais leves. Nesse caso, eu escolheria, como gerenciador de arquivos, o PCManFM, e como editor de texto, o Featherpad. Há outras opções também. O Firefox eu acho que vale a pena manter, pois é importante ter um navegador “robusto” que funcione bem com todos os sites, mas também há alternativas, como o Midori…

3 curtidas

Se estiver falando no sentido de praticidade e leveza, o Debian consegue ser uma das melhores opções, se não, a melhor. Você tem alternativas como o Alpine e Arch Linux, mas fogem totalmente da praticidade no dia a dia.

No Debian, você pode desmarcar todas as opções do taskel (quando está instalando via netinstall) e usar o –no-install-recommends para instalar o mínimo do mínimo dos pacotes. Você consegue subir um ambiente i3 usando pouco mais de 150 MB de RAM no Debian.

3 curtidas