DEBIAN 10 - Problemas com: AMDGPU, update-initramfs, upgrading

Salve, forummates.

Sempre que estou a fazer o upgrade do Debian 10 ou executo o update-initramfs -u recebo isto:

update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-5.2.0-3-amd64
W: Possible missing firmware /lib/firmware/amdgpu/vega20_ta.bin for module amdgpu
W: Possible missing firmware /lib/firmware/amdgpu/raven_kicker_rlc.bin for module amdgpu
W: Possible missing firmware /lib/firmware/i915/icl_dmc_ver1_07.bin for module i915
W: Possible missing firmware /lib/firmware/i915/bxt_huc_ver01_8_2893.bin for module i915

Como resolvo isto?

Já instalei:
firmware-amd-graphics, mesa-vulkan-drivers, vulkan-tools, vulkan-utils.
Já vieram instalados:
firmware-linux, firmware-linux-free, firmware-linux-nonfree.

A mensagem indica que esses firmwares de hardware recente não foram adicionados nos pacotes de firmware da versão stable. Possivelmente porque o suporte a elas ainda está em fase de teste, mas o módulo já foi atualizado no kernel pelo desenvolvedor (código fonte opensource). O firmware é o código binário proprietário que faz a mágica acontecer.

O “W:” na frente indica que é um aviso, não é erro. É normal que apareça esses avisos de missing firmware. Sua única ação é verificar se os firmwares do seu hardware estão na lista dos faltantes (aí não vai carregar o o módulo correspondente ao firmware faltante).

Se você for RAIZ mesmo e quiser acabar com isso, tem 3 opções:

  1. Verifique onde esse firware está disponível, provavelmente no pacote da versão SID, e instale esse pacote da versão SID (já adiantando misturar repositórios é assunto avançado e pode quebrar seu sistema)
  2. Fazer o download do pacote da versão SID (se ele tiver o firmware), extrair o conteúdo numa pasta temporária, e copiar “na mão” os firmwares para a referida pasta (lib/firmware). Não recomendo pois você vai adicionar arquivos que não serão apagados por nenhum “apt remove” e vai precisar lembrar dessas ações pois a instalação manual acarreta na desinstalação manual.
  3. Vai precisar recompilar o kernel e desabilitar os módulos que usam esse firmware. No caso o amdgpu e i915. Se vc precisar usar esses módulos (tiver placa da amd ou intel), vai precisar caçar qual opção no kernel é correspondente a essas versões, desabilitá-lo, recompilar e reinstalar o kernel.

Por isso o recomendável e deixar esses avisos ali, agora já sabendo que eles não vão atrapalhar seu computador.

2 curtidas