DEBIAN 10 - Problemas com: AMDGPU, update-initramfs, upgrading

Salve, forummates.

Sempre que estou a fazer o upgrade do Debian 10 ou executo o update-initramfs -u recebo isto:

update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-5.2.0-3-amd64
W: Possible missing firmware /lib/firmware/amdgpu/vega20_ta.bin for module amdgpu
W: Possible missing firmware /lib/firmware/amdgpu/raven_kicker_rlc.bin for module amdgpu
W: Possible missing firmware /lib/firmware/i915/icl_dmc_ver1_07.bin for module i915
W: Possible missing firmware /lib/firmware/i915/bxt_huc_ver01_8_2893.bin for module i915

Como resolvo isto?

J√° instalei:
firmware-amd-graphics, mesa-vulkan-drivers, vulkan-tools, vulkan-utils.
J√° vieram instalados:
firmware-linux, firmware-linux-free, firmware-linux-nonfree.

A mensagem indica que esses firmwares de hardware recente não foram adicionados nos pacotes de firmware da versão stable. Possivelmente porque o suporte a elas ainda está em fase de teste, mas o módulo já foi atualizado no kernel pelo desenvolvedor (código fonte opensource). O firmware é o código binário proprietário que faz a mágica acontecer.

O ‚ÄúW:‚ÄĚ na frente indica que √© um aviso, n√£o √© erro. √Č normal que apare√ßa esses avisos de missing firmware. Sua √ļnica a√ß√£o √© verificar se os firmwares do seu hardware est√£o na lista dos faltantes (a√≠ n√£o vai carregar o o m√≥dulo correspondente ao firmware faltante).

Se voc√™ for RAIZ mesmo e quiser acabar com isso, tem 3 op√ß√Ķes:

  1. Verifique onde esse firware está disponível, provavelmente no pacote da versão SID, e instale esse pacote da versão SID (já adiantando misturar repositórios é assunto avançado e pode quebrar seu sistema)
  2. Fazer o download do pacote da vers√£o SID (se ele tiver o firmware), extrair o conte√ļdo numa pasta tempor√°ria, e copiar ‚Äúna m√£o‚ÄĚ os firmwares para a referida pasta (lib/firmware). N√£o recomendo pois voc√™ vai adicionar arquivos que n√£o ser√£o apagados por nenhum ‚Äúapt remove‚ÄĚ e vai precisar lembrar dessas a√ß√Ķes pois a instala√ß√£o manual acarreta na desinstala√ß√£o manual.
  3. Vai precisar recompilar o kernel e desabilitar os m√≥dulos que usam esse firmware. No caso o amdgpu e i915. Se vc precisar usar esses m√≥dulos (tiver placa da amd ou intel), vai precisar ca√ßar qual op√ß√£o no kernel √© correspondente a essas vers√Ķes, desabilit√°-lo, recompilar e reinstalar o kernel.

Por isso o recomend√°vel e deixar esses avisos ali, agora j√° sabendo que eles n√£o v√£o atrapalhar seu computador.

2 Curtidas