Debian 10 não inicializa com UEFI

Saudações Pessoal,

Instalei o Debian 10 em um HD reserva sem usar UEFI sem problemas. Mas estou tentando deixar o Debian 10 em dualboot com meu ssd principal ao lado do Windows 10 em modo UEFI com partições GPT mas o sistema não inicializa ao término da instalação. Até começa a inicializar e passa pela seleção dos sistemas operacionais instalados normalmente mas fica travado em uma tela preta com um cursor piscando na parte superior esquerda da tela no final do processo de inicialização.

Minha configuração é chipset b450 com um Ryzen R7 2700, esse dualboot funcionava sem problemas com o linuxmint.

@Sandro_Goncalves,
Infelizmente você está com um problema parecido com o meu. Não consigo mais dar boot no instalador do Elementary. Em alguns foruns gringo, falam para você desabilitar o Secured Boot. Talvez você consiga dar boot alterando o tipo de boot.

Ps. Na B450m existe a opção “OS Type” Tenta alterar para “Other OS” que talvez dê!

2 Curtidas

@Sandro_Goncalves recentemente fui instalar o Linux Mint 19.1 e descobri que o multibootusb está criando o pendrive com algum problem e por isto eu instalava e o sistema não iniciava. Criei o pendrive com o Etcher e funcionou perfeitamente.

2 Curtidas

@dsalinux, Eu gravei uma iso em um dvd e essa mesma ISO conseguiu instalar o sistema no mesmo PC em um HD de testes porém, sem utilizar a opção UEFI. Meu problema acontece só com o modo UEFI.

1 Curtida

@AndinhoJp, vou verificar e avisarei se conseguir resolver.

1 Curtida

Uma dica interessante, assim que o sistema iniciar, apertar o F7 do teclado e escolher pelo dispositivo que comece por “UEFI” Ex: “UEFI: Sandisk Cruzer 1.26”. Outra dica é optar pelo particionamento manual e na partição de boot, criar como /boot/efi

2 Curtidas

Fiz tudo isso mas a parte da partição foi feita com o particionamento automático com a opção do instalador usar o espaço livre e particionar sozinho.

Pessoal, descobri que o problema está relacionado com a placa de vídeo mas não sei como resolver. Tenho uma AMD Radeon RX 570 e resolvi testar com uma GTX 970 de um amigo, funcionou normalmente, carregou a interface gráfica do XFCE.

Pior que não sei como resolver, já testei com a iso padrão e com a iso que inclui os firmwares nonfree. Usando a radeon, o carregamento do sistema trava um pouco antes da abertura do XFCE e fica travado em uma tela preta com um traço piscando no canto superior esquerdo.
O que sugerem ?

Estranho, você consegue se logar no sistema? Já tentou instalar o driver como nesse tutorial:
https://linuxconfig.org/how-to-install-the-latest-amd-drivers-on-debian-10-buster

1 Curtida

Não consigo me logar, em outro fórum comentaram que a iso do Debian foi lançada com esse bug em relaçao a gpus AMD. De qualquer forma agradeço pelo tutorial, parece ser a melhor forma de se ter os drivers open souce da amd atualizados no Debian e pelo que me disseram, oferecem melhor desempenho que os drivers proprietários.

1 Curtida

Vc ou alguém aqui sabem se esses componentes serão atualizados pelos Debian no decorrer do tempo?

1 Curtida

Acredito que não atualize constantemente pelo foco da distro de ter maior estabilidade, abrindo mão de pacotes mais novos, mas você pode tentar atualizar manualmente usando os repositórios backports
https://www.debian.org/doc/manuals/debian-reference/ch02.pt.html

No site indica o uso do comando:

sudo apt-get install -t buster-backports <nome_do_pacote>

2 Curtidas

Cara aconteceu o mesmo comigo aqui com a instalação do Debian 10, só que sem dual boot,fiz instalação limpa e só consegui acessar a interface gráfica sem o uefi, uso um notebook amd não sei se tem alguma coisa haver,pois bem foi a unica forma que consegui de instalar o debian 10

1 Curtida

O mecanismos de instalação do sistema não um suporte adequado para hardware amd, acho que só em relação a placa de vídeo. Eu coloquei uma GTX 970 no mesmo PC para testar e consegui instalar e dar boot em modo UEFI normalmente. Mas estou usando o Debian 10 sem UEFI no momento e está funcionando bem, consegui instalar os drivers de vídeo e o desempenho está ótimo, estou conseguindo rodar Metro Last Light Redux pelo Steam com desempenho igual ao que eu tinha no windows.

1 Curtida

Pois eu também estou usando sem uefi

1 Curtida