Debian 10 não atualiza nada após a instalação

Após realizar a instalação do Debian 10 com interface KDE Plasma, não está sendo possível realizar a atualização do sistema ou aplicativos, nem mesmo editar as fontes de dados.
No Discovery o mesmo fica buscando por atualização, sem encontrar nenhuma informação. Nas fontes de aplicativos após colocar a senha do o mesmo trava.
Não está sendo possível instalar programas como o Google Chrome e steam direto pelo página com arquivos .deb.
Alguém conseguiria me auxiliar?

1 curtida

Primeiro eu sempre faço questão de lembrar que no Debian não é recomendado instalar .debs ou aplicativos fora dos repositórios oficiais. Pra isso existem os flatpaks, snaps e appimages.

Tentou atualizar pelo terminal? qual a saída dos comandos sudo apt update e sudo apt upgrade?

sim, tentei realizar pelo terminal a que segue a baixo:
roberto@debian:~$ apt-get update
Lendo listas de pacotes… Pronto
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13: Permissão negada)
E: Impossível criar acesso exclusivo ao directório /var/lib/apt/lists/
W: Problema ao remover o link do ficheiro /var/cache/apt/pkgcache.bin - RemoveCaches (13: Permissão negada)
W: Problema ao remover o link do ficheiro /var/cache/apt/srcpkgcache.bin - RemoveCaches (13: Permissão negada)

Você acabou de instalar o sistema e ligar pela primeira vez? O debian 10 ta vindo com a função de instalar atualizações de segurança automaticamente. Ele pode estar atualizando e você fica impedido de executar esse comando até terminar a atualização.

Mas eu deixei o computador a noite inteira ligado e o mesmo tinha avisado de 233 atualizaçoes que nao aparecem mais, nao demonstra baixando e instalando!

não faltou um sudo ali não?

sudo apt update

Poste a saída ou mensagem de erro se não for muito longa.

1 curtida

ele apresentou atualização referente ao Google chrome e steam!
como geram mais de 2 links não consegui postar, mas já não aparece a mensagem de bloqueado com o sudo!

Correto, o usuário comum não consegue obter a trava, por este motivo deve se utilizar o sudo (Super User DO) antes do comando, caso apareça alguma mensagem de erro depois posta aqui.

Xterminator, obrigado, vou prosseguir com os testes!
Em outros portais e forum só fala de colcoar o apt-get, sem utilizar o sudo.

Isto caso esteja logado como root (Nao recomendável), então utilize o sudo sempre antes de qualquer comando administrativo, os comandos administrativos são os que se encontram em /sbin e /usr/sbin, estes só irão funcionar com o sudo antes.

provavelmente esses sites que indicam o comando sem o sudo usam o # antes do comando pra indicar que ele requer permissões se superusuario. Ao invés do $ que indica permissão de usuário comum

1 curtida

O debian n vem c o sudo configurado deve mudar p root com o su primeiro.

Vc pode adicionar seu usuário na lista de sudoers.

Se nao me engano vc abre com o seguinte código

$ su
$ sudo nano /etc/sudoers.list

Adiciona a seguinte linha em

# user privilige specification
Usuário     ALL=(ALL)    ALL

Aonde usuario é o nome do seu usuario.

ctel + x e salva, pronto, agora pode usar apenas sudo, sem precisar entrar como root