Debian 10 após instalar não entra no modo grafico

Toda vez que eu formato independente do tipo de ISO que eu baixe no site da Debian ele não entra no modo gráfico… Ele vai direto para essa opção.

1 curtida

Tente inserir o usuário, a senha e então digitar startx.

Se lembra de ter selecionado um ambiente gráfico na instalação do Debian?

1 curtida

Já tentei instalar todos, e quando uso esse comando ele gera este erro.

1 curtida

Tente inserir este comando:

DISPLAY=:0 gnome-shell

1 curtida

Vou tentar amanhã, não estou com PC perto, mas só pra pontuar nesta informação eu usei o KDE plasma.

1 curtida

Entendi. O comando no caso seria startx $(which startkde). Estou achando que faltaram alguns drivers do Xorg. Tente este comando primeiro, though.

1 curtida

Mas eu instalo já com a internet e já usei a ISO do DVD, só não usei a ISO não oficial.
Mas amanhã logo cedo vou testar, obrigado pela atenção.

1 curtida

Ou mesmo tentar um echo startkde >> .xinitrc e depois tentar dar o startx.

Boa noite, e boa sorte.

:wave:

1 curtida

Não funcionou nenhum dos comandos.

Considerando que tudo esteja instalado, tente dizer ao sistema que vc deseja iniciar na
interface gráfica.

sudo systemctl set-default graphical.target

Se após reiniciar vc ficar com tela preta, pode ser problema de drivers, nesse caso poderia tentar o parâmetro NOMODESET no grub e ver o que acontence.

No demais, como não dá para saber qual é o problema, só posso pensar em tentar reinstalar o xorg para verificar se há alguma falha com dependências.

sudo apt-get -f install xserver-xorg

1 curtida

Continuou na mesma tela de login preta

Apesar de não ser o ideal, tentou forçar a instalação de um gerenciador como o GDM ou lightTDM

sudo apt-get install gdm3
ou
sudo apt install lightdm

em seguida configurar sudo dpkg-reconfigure gdm3

muo-linux-display-managers-lightdm-config-670x402

Fui usar o Live e ele deu erro em um firmware e vai para a mesma tela preta de login.

problemas no gerenciador de energia por falta de Firmware, estranho, vc está usando o Debian NONFREE que já vem com Firmware ?

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/10.9.0+nonfree/amd64/bt-dvd/firmware-10.9.0-amd64-DVD-1.iso.torrent

Não estava usando, mas já estou fazendo download porque só apareceu esse erro usando o Live CD agora

Mesmo usando o nonfree ele continua com o erro.

Nesse caso ou imcompatibilidade de Hardware (Kernel Antigo, falta de drivers etc…) ou problema de hardware.

Será possível?
Placa mãe: Asrock h320m-hd r4.0
Processador: Ryzen 5 3400g
Memória: AData 2x8gb
M.2: 480gb não lembro a marca.

Mas toda qualquer outro Linux baseado em Debian, mas fazer o que.

Nunca testei essa placa mãe, mais se não me engano ela vem com uma APU da AMD, pode ser sim, falta de suporte, tente executar um linux com kernel e drive recentes em live como o POP OS ou manjaro ou até o fedora, para ter uma idéia do problema.

Eu usava Ubuntu, mas não sou muito fã pq tem muito bus pequenos que me irrita, então pensei no Debian por ser estável, já usei o Pop OS que é até legal, o Monte também usei, mas como queria algo bem estável pra desenvolvimento vou testar o Fedora pra ver como vou me adaptar a ele.

Muito obrigado pela atenção e a ajuda.

Nunca vi kkkkk vou baixar agora, mas não precisa ser necessariamente em Debian, até porque já usei o Arch Linux em um notebook antigo.

(Não posso mais postar hoje) kkkkkk