Debian 10 - Algumas dúvidas e problemas

Sequinte, instalei o debian em uma maquina secundaria que tenho para ir aprendendo o sistema, porem estou com uma duvida sobre como instalar o driver da Nvidia nele.

Eu fiz uns procedimentos ontem, mas n resultou em nada.

Adicionei a marcacao non-free no sources.list.

Dei
apt update
apt install nvidia-detect
apt install nvidia-driver

N sei se fiz os comandos certos no debian.

E também tive um problema, na loja de programas, nao aparece as categorias somente a categoria complementos e nem nenhum programa que eu pesquise aparece, apenas os ja instalados.

Nãoo sei se fiz alguma besteira so sources.list e afetou a loja, se alguem puder me dar uma luz ajudaria

2 Curtidas

O procedimento é parecido…
é só mudar para o nome da versão do debian10
https://wiki.debian.org/NvidiaGraphicsDrivers

2 Curtidas

Você teve problemas para achar pacotes pelo Synaptic? Se for, para evitar dificuldades na hora de pesquisar pacotes, do lado esquerdo da tela, marque a opção “sessão/todos” e clique em “pesquisar”. Você deve ter marcado, sem querer, alguma opção específica de seleção de pacotes. Ai ele só exibe os pacotes que se enquadram na categoria, no seu caso, em pacotes instalados.

1 Curtida

no sei o que rolou, mas hoje fiz as mesmas coisas que fiz ontem e deu tudo certo.

1 Curtida

usa o synaptic loja de aplicativos no linux nao presta, nenhuma tem apps que nao funciona. em qualquer linux vc deve ativar o drive nvidia de pois de instalar

Desisti do debian, logo apos instalar a placa de video, desliguei e no dia seguinte nao entrava, cansei desse Debian, unico que consigo quebrar com coisas simples.

1 Curtida

Vai testando distro, uma hora você acha uma que te atende.

Qual o modelo da sua placa de vídeo? Nvidia?

Eu atualmente estou usando kde neon na minha principal, so estava testando o Debian em uma máquina secundaria, mas desisti. Acerto o sistema todinho dai no dia sequinte, ja da problemas, n me dei com essa distro, vou me manter no Neon

todos os linux tem problemas, principalmente contra o codigo fechado

To ciente disso, mas o Debian é demais, apenas desisti dele por hora, quando eu tiver mais experiência com linux, testo de novo

2 Curtidas

Fala @Grimpop beleza?

Debian pode ser meio “áspero” no começo mesmo, fica tranquilo. :slight_smile:

Sobre o problema com o boot após a instalação dos drivers - tem vários tópicos discutindo isso aqui no fórum, depois dá uma pesquisada. Assim, se você resolver testar novamente já vai ter algumas outras possibilidades para testar.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Vou testar ele mais s afundo depois, agora tenho que voltar aos estudos, perdi um tempo pulando de uma distro para outra, vou sossegar no Neon mesmo, depois faço uma instalação do Debian e tento de novo

Se tiver uma grana “sobrando” invista em mais um HD ou SSD - vai te ajudar a testar essas distribuições em uma “máquina real” sem ferrar seu ambiente de produção. :wink:

Antigamente, como eu não tinha grana para um HD eu comprei um pendrive de 32GB e instalava as distribuições nele. Imagina como ficava rápido. :stuck_out_tongue:

:vulcan_salute:

1 Curtida

Tenho um HD de 500 gb dando sopa, vou particionar ele e instalar os sistemas que quero testar ( debian e arch linux )

Mas o problema é a falta de tempo e necessidade de pegar firme nos estudos kkk

Sempre falta tempo para a diversão. :crazy_face:

Verdade, ainda mais para quem tem filho pequeno, que é meu caso

1 Curtida

O Debian 10 me passou uma rasteira no começo. Baixei a versão netinst do iso e não rodava o modo gráfico. Adicionei o non-free e instalei o firmware-linux-nonfree. Resolveu.

Ele é bom, mas tem suas características de dificuldade. Me parece que o pessoal do desenvolvimento é anti-codigo-fechado.

1 Curtida

@Deleterium -> to usando o debian 10 agora, testei bastante em uma VM e consegui instalar tudo que preciso nele.

Gostaria de saber se snap e flatpak quebram o sistema debian com facilidade como os ppas?

Snaps e flatpaks sao instalados separados do sistema. Pela minha experiencia eles só geraram muito lixo, mesmo depois de removidos, mas não afetaram a estabilidade.

Adicionar o repositório de terceiro é muitas vezes mais arriscado para quebrar dependencias! Ja tive experiencias ruins ao sair adicionando repositorio pro Mesa anos atras.