Debate sobre compartilhamento de links sensíveis nos tópicos do fórum

As regras do fórum são bem claras quanto à pirataria, se tiver dúvidas basta consultar o FAQ.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Entendo a preocupação do fórum. Só que uma coisa é falar de emuladores e outra muito diferente é postar roms aqui para download e etc. BIOS e Softwares de emulação não configuram pirataria em sí. Enfim, é muito triste um fórum de tecnologia ter esse tipo errado entendimento.
Ps. Sem falar q n achei nenhuma menção nas diretrizes sobre esse assunto.

Vão também apagar os post sobre emulação no blog do Diolinux? @Dio

2 curtidas

Meu comentário foi muito claro sobre focar em ajudar o membro da comunidade a resolver um problema técnico sem serem postados links para materiais que potencialmente podem causar problemas no fórum. Já ajudamos e provavelmente ainda iremos ajudar muitas pessoas com problemas técnicos em softwares de emulação, mas, não podemos deixar estes arquivos linkados em nosso fórum pelo bem da maioria.

E, por mais que você possa extrair arquivos de BIOS dos equipamentos que você possui, distribuí-los pode sim acarretar diversos problemas. Mas, esta é uma discussão quase tão antiga quanto a internet e não é o foco deste tópico.

O FAQ cita pirataria e ainda dá um passo adiante, citando para que as pessoas não compartilhem conteúdos restritos. Contamos com o bom senso da comunidade para dosar o que será compartilhado, pensando no bem comum. Nos casos em que houver necessidade, a equipe de moderadores atuará.

Vou supor que você leu o artigo. Apoiar a utilização de um software nunca foi um problema e nem foi impedido de forma alguma.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Isso tudo faria sentido, se não tivessem censurado meu tópico escondendo a discussão para mais pessoas, sendo que não continha nenhum material, apenas opiniões:

1 curtida

Estou criando este tópico temporariamente para podermos buscar um entendimento sobre este ponto em questão.

O objetivo primário deste fórum é a troca de conhecimento, respondendo dúvidas ou ajudando pessoas a alcançarem seus objetivos. Isto posto, que conhecimento ou discussão para o bem da comunidade um conteúdo off-topic, ou seja, “fora do contexto proposto para esta comunidade” poderia gerar?

Existe um post antigo, criado em um momento onde o fórum estava tentando retomar seu caminho como lugar de aprendizado e de troca de conhecimento, que dá bons motivos para o seu tópico e outros similares serem fechados.

Apenas entendam, que hoje estamos em outro momento desta comunidade e gostaríamos que mantê-la focada em ajudar pessoas a verem como a tecnologia pode mudar vidas. É uma leitura importante, se vocês tiverem disponibilidade, recomendo fortemente.

:vulcan_salute:

2 curtidas

O problema ao meu ver são regras obscuras que não são muitos claras e acabam mais atrapalhando quem quer ajudar do q esclarecer o q de fato fez o comentário ser sinalizado ou removido. Tanto é q só recebi uma explicação do que realmente ocorreu com meu comentário após meio q “expor” q o blog Diolinux tmb fala de emulação.
E aí foi q de fato entendi que o problema foi porq compartilhei um link de bios. O q de agr em diante evitarei fazer.
Como sugestão aos moderadores, poderiam melhorar a “clareza” das regras do fórum. Deixando mais diretamente claro o que pode ou não ser feito.

1 curtida

Como você pode estar “expondo” algo que está publicamente divulgado na internet? Temos outros artigos sobre o assunto e todos eles têm o mesmo cuidado de preservar ou fórum, ou o blog.

Quando eu removi o conteúdo e respostas off-topic eu deixei uma mensagem bem clara sobre os motivos. Talvez você não tenha visto.

Existem diversas atualizações na fila para serem executadas, temos poucas mãos e precisamos escolher onde vamos focar.

:vulcan_salute:

1 curtida

@eddiecsilva Eu entendi perfeitamente que o erro foi meu ao n considerar o compartilhamento de bios como pirataria o que de fato é. Só que remover meu comentário e dps postar um link das diretrizes onde falava de pirataria de forma genérica não é a melhor solução. Nem todos vão saber o que de fato configura pirataria ou n, principalmente se tratando de emulação. Enfim, espero que melhorem as diretrizes do forum para que certas coisas fiquem mais claras. Quanto ao termo expor coloquei justamente entre aspas pra dar sentido dentro do contexto da discussão e n de estar disponível na internet.

Novamente, quando eu removi o seu link eu expliquei o motivo neste post que talvez você não tenha visto.

Por isso existe a equipe de moderadores e sempre que possível deixamos uma mensagem nos conteúdos moderados.

Nunca haverá um conjunto de regras tão perfeitamente escrito que consiga prever todas as possibilidades imagináveis e indicar uma conduta para cada uma delas. E ainda assim, é preciso que as pessoas leiam e entendam estas regras.

Utilizar o próprio termo “expor” já é inadequado naquele contexto, mas, neste ponto ao menos houve um entendimento.

:vulcan_salute:

Os posts off topic já renderam muito conhecimento e esse tal bem para comunidade, e porque o meu seria diferente de todos os outros?

Compartilhar experiências é uma forma de compartilhar conhecimento, o meu post em momento algum faz um julgamento moral se pirataria é algo bom ou rum e certo ou errado, apenas pergunta anonimamente aos usuários que quiserem responder se a utilizam ou não e qual tipo.

As regras existem e não me parecem ter sido quebradas, mas, é aquilo, não importa o que está escrito, mas quem interpreta.

Rapaz foi msm. N tinha visto. Realmente vc informou. Obg pelo feedback.

1 curtida

Sempre haverão exceções, mas elas são exceções.

Vou sugerir que você leia este tópico no trecho que se refere “Ao que não queremos”, ele ilustra alguns exemplos que podem te auxiliar a entender o que motivou a moderação do seu tópico.

Essa é uma via de duas mãos.

:vulcan_salute:

O que acontece é que a BIOS nos emuladores não é simulada, ela é a BIOS original que esta no consoles disponibilizado pela fabricante.
Se a BIOS usada em emuladores fosse uma BIOS criada sem usar nenhuma linha de código do BIOS original e fosse software livre não seria crime de pirataria pois é um firmware diferente que cumpre o mesmo objetivo, assim como ocorre no Wine que recria os arquivos do Windows só que sem nenhuma linha de código dos software da MS.
Agora os emuladores em sí simulam o hardware do console, não é pirataria emular um hardware pois não é o hardware de verdade.

**1. O que é a pirataria digital?**

A pirataria digital é o compartilhamento, comercialização, divulgação e reprodução do infoproduto de forma não autorizada.

Apenas o infoprodutor, ou seus parceiros legalmente autorizados, possuí o direito de comercializar, divulgar e reproduzir o infoproduto.

https://analuizagarcia.jusbrasil.com.br/artigos/1201674698/pirataria-digital

E existiria esse possibilidade (falando em termos legais) de fazer algo assim, tipo o que fazem React OS e WINE?
P.S.: Apenas uma dúvida mesmo.

Uai, não so programador, mas acredito que é possível fazer qualquer coisa em linguagem de programação.
Você num vê que o Nouveau é um código diferente dos da Nvidia drver e é feito desmontando os binários do nvidia proprietário(engenharia reversa).
Pois é seria fazer o mesmo que o nouveau faz com o driver Nvidia só que com o BIOS.

1 curtida

Usar BIOS proprietária em console não é pirataria desde que você tenha comprado o console e retirado a BIOS do seu próprio console porque você tem uma licença de uso daquele firmware, mas para distribuição vai depender se você tem licença para distribuir aquele software.
E mesmo assim quem baixa precisa ter a licença de uso do firmware baixado.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente após 3 horas. Novas respostas não são mais permitidas.