Debate sobre a exclusão de tópicos a pedido do autor

Olá, pessoal.

Recentemente presenciei alguns casos em que o conteúdo de tópicos inteiros parece ter sido ocultado ou excluído porque, aparentemente, o autor do tópico solicitou a exclusão. Ao meu ver, a exclusão de tópicos inteiros a critério de uma única pessoa não é correta, vez que isso não leva em consideração o esforço de todos os outros usuários que dedicaram tempo participando da discussão, muitas vezes postando conteúdo que seria útil para a comunidade como um todo. Há casos de tópicos sendo ocultados/excluídos após semanas e centenas de posts publicados.

Ao permitir esse tipo de situação, o individual passa a ser dominante sobre o coletivo, e as razões do autor muitas vezes podem não ser justas ou justificadas. A partir do momento que um tópico é postado, a discussão pode tomar diversos rumos que não dependem do autor. Dessa forma, conhecimento útil pode ser (e é) perdido. Sei que o site apresenta essa função e que, aparentemente, isso é permitido. Contudo, gostaria apenas de expressar que não concordo com esse tipo de ação pelos motivos descritos e acho válido levantar um debate sobre isso para conhecer as opiniões de outros membros.

Obrigado.

11 Curtidas

Tanto concordamos com seu ponto de vista que não buscamos formas do autor ter essa autonomia por tempo indeterminado, porem tomamos essa ação independentemente de pedido de uma pessoa ou não, sendo o autor ou demais membros, sempre visando o bem estar maioritário da comunidade Dio Plus.

Acredito que saiba a qual/quais tópico(s) esteja se referindo e vai concordar que além de não ter um propósito preestabelecido acabou se tornando uma discussão totalmente infrutífera. Gosto muito de ler quando pessoas possuem ideias diferentes da minha, acabo aprendendo bastante, o chato é quando passa de troca de ideias para ataques direcionados, algo que sempre que acontece reforço que não é permitido (assim como está no FAQ).

Eventualmente pessoas que não desejam continuar no fórum pedem exclusão de todos os comentários e tópicos, assim como temos o entendimento que o prejuízo seria, em alguns casos, irreparáveis, nos tornamos o perfil da pessoa anonimo e a mensagens permanecem.

Voltando ao ponto que mencionou, não cabe a moderação definir quem estava certo ou errado (se é que existe) mas não podemos ser coniventes com condutas infrutíferas. Acredito que acompanhou o desfecho de alguns tópicos nesse sentido, vai lembrar que o Eddiecsilva comentou em um e ou Dio em outro. Seguimos a mesma linha de raciocínio.

7 Curtidas

@thespation Obrigado pelo esclarecimento!

Sobre os dois tópicos que mencionou, concordo que um deles era infrutífero e não tinha propósito, mas creio que o outro poderia ter sido mantido após a exclusão de alguns posts. Mas o que me chamou a atenção não foram esses dois casos, e sim um terceiro, recentemente, que foi ocultado/excluído sem ter sido anteriormente fechado com algum comentário. Salvo alguns posts, havia conteúdo ali que considero útil.

Contudo, meu ponto não seria esse. Se a atitude é tomada após reunião da Moderação e considerou-se que esse era o caminho a ser tomado, perfeito. Não questiono isso. Eu estava com uma ideia errada, devido a esses últimos casos, imaginando que o autor teria essa liberdade de simplesmente solicitar a exclusão de todo o conteúdo por tempo indeterminado. Fico contente em saber que não é o caso e concordo com isso. :wink:

5 Curtidas

Isso foi em parte solicitado por mim, e eu tenho bons motivos pra isso:

Concordo mas nos ultimos 3 dias eu tive uma experiência completamente desgastante com usuários em um tópico e pelo bem da minha saúde mental e eventualmente de outras pessoas, eu resolvi solicitar a remoção (a licença adotada assegura isso), imagino que você se refira ao tópico O que impede você de migrar pro Linux?, pois bem, como estava no post original, a ideia era simples e inocente:

As pessoas que usam o Windows pudessem se expressar dizendo o motivo de não terem migrado pro linux, sem serem bombardeadas de coisas como “Abra o terminal e digite X”, “a distro X faz isso”

Parece simples e inofensivo mas a discussão mostrou sinais de ir pelo exato mesmo caminho do tópico também solicitado para remoção de “O que as distros deveriam ter aprendido, mas não aprenderam”, a discussão começou a se inflar da mesma maneira, com usuários sendo bombardeados de distros e métodos duvidosos e 5 casos de ataques pessoais, parece pouco mas o período de tempo foi ficando progressivamente curto e foram 5 usuários diferentes, ou seja, o estopim estava acesso…

Nos casos que fui eu o solicitador não ocorreu uma real perda de conhecimento útil já que já haviam sido postados em outros tópicos

O resumo, nem um tipo de conhecimento técnico/útil foi realmente perdido, e isso foi necessário pra evitar uma verdadeira guerra que desgastaria toda a comunidade… logo, ná pratica foi sacrificado um agregador de informações presentes no meio do tópico e evitou uma guerra

Tem outros posts que deveriam ser removidos como:

[DICA] LazPaint - Um Paint .NET mehorado que funciona no Linux!
Não compilo mais o AppImage

Ferramenta pra criar AppImages a partir de executáveis Windows

Descontinuei, por causa da resposta sobre o último post

[Download] PhotoGIMP AppImage 2018 (GIMP 2.10) seamless
Descontinuei tempos atrás por motivos que não vem ao caso

O motivo é bem simples, esses softwares não existem mais (nas ultimas horas eu decidir descontinuar) e vai induzir pessoas ao erro, já que mesmo com com o título e um aviso gigante avisando praticamente toda semana eu recebo e-mails de pessoas me perguntando como proceder

Esse é outro tópico que eu não vou dar mais suporte e eventualmente pode quebrar o sistema dos usuários:

[Tutorial] Faça seu próprio script de pós instalação

Depois de receber ataques e ter tudo que eu enviei ignorado pela staff eu decididir parar de fazer post assim e dar manutenção logo posts assim podem se tornar relativamente perigosos

Att. o cara que causou toda essa treta

Outros tópicos que devem ser fechados ou removidos:

O futuro É open source

10 Coisas pra não fazer… (baseado em posts)

Pensando em criar uma distro Linux? É bom ler isso…

Sistemas operacionais orientados a tarefas… porque não são o padrão?

O motivo é simples, esses posts são basicamente minha visão sobre os fatos, coisa que como ficou evidenciada, não é bem vinda aqui a menos que eu traga um paper revisado por par, coisa que eu simplesmente me recuso a fazer mesmo se tivesse

Qual formato você quer uma explicação sobre como funciona detalhadamente?

E esse porque como eu disse pro @eddiecsilva eu não vou fazer mais (ou manter) artigos técnicos, dicas, textos opinativos ou explicação de termos sobre Linux, e esse post é basicamente pra saber qual fazer um post explicativo então a menos que alguém resolva fazer, esse é um post completamente inútil

Acredito que dependendo do conteúdo do tópico, pode ser que seja necessário remover mas o melhor é apenas fechar para que outras pessoas possam ler o conteúdo.

2 Curtidas

Achei que tinha sido apenas trancado, mas vi que ele foi excluído.

Baita bola fora.

O fórum é um lugar privado, então o dono faz o que quiser dele.

Mas é aquela coisa, o que faz um fórum são os usuários. Se eles começam a serem censurados, eles simplesmente vão embora.

1 Curtida

Foi a pedido do usuário