[DEBATE] Kernel Linux no Windows

Sabemos que o Windows 10 está vindo com a implementação do Kernel linux em seu sistema, fazendo assim o mesmo vir com dois kernels. O que quero saber na opinião de vocês, mesmo sabendo que isso é pra melhor desempenho no WSL, acham que isso poderá ser uma forma de a Microsoft aos poucos começar a migrar seu sistema por completo para o kernel Linux, ou acham que isso é limitado apenas para o WSL e todas essas teorias não passam de imaginações férteis? Será legal saber a opinião de todos.

2 Curtidas

Pode ser que um dia o Windows venha a utilizar o Kernel Linux? talvez. Como também pode ser que isso seja apenas para utilizar no WSL :thinking:

Eu gostaria de ver o Windows rodando sobre o Kernel Linux, :penguin: mas eu já acho isso um pouco distante da realidade.
Só nos resta esperar, já que não podemos prever o futuro :slight_smile:

3 Curtidas

pra min eles tao tentando fazer um sistema hibrido que rode tanto os app de windows quanto os de linux a o mesmo tempo.

3 Curtidas

Cara, o que é fato hoje é que o setor de serviços é aquele que deve ser mais explorado que o de produtos. Basta ver a quantidade de aplicativos, Uber, 99, Cabify, bicicletas, patinetes de aluguel, serviço de entrega como o Rappi, Ifood, dentre outros. À medida que o mercado evolui, TER um carro deixou de ser comodidade, mas sim custo. Poder optar por um serviço de transporte é muito mais interessante, e até mesmo mais econômico, levando-se em consideração tudo o que temos que investir em um veículo próprio. Acredito que não seja muito diferente com os SO’s da vida. Pagar um time de experts para desenvolver um SO hoje em dia parece mais sem sentido que ter um SO colaborativo, aberto. Armazenamento em nuvem, segurança on-line, colaboração em nuvem, dá um retorno maior sem se investir tanto em desenvolvimento.

4 Curtidas

É sinal de que a Microsoft vê o Linux como uma ameaça e está tomando medidas para tentar manter os desenvolvedores dentro de sua plataforma.

3 Curtidas

Eu vejo isso com muita desconfiança, a M$ já fingiu abraçar projetos que ela considerava uma ameaça só pra consumir e manter tudo dentro do monopólio da própria plataforma, tendo dito isso eu não acho que Windows com kernel Linux funcionaria, me baseando em sources livre da M$ eu imagino que o código do Janelas deve ser horrendo, além de ser feito pra suportar uma arquitetura de kernel diferente (NT é híbrido, enquanto o Linux é monolitico) eles teriam que jogar tudo fora e começar um sistema Linux do zero pra poder funcionar bem, e isso não vai rolar.

3 Curtidas

Eu não tenho plena certeza mas se a Microsoft fosse adotar o kernel Linux o Windows só seria um userspace que funcionaria por meio de um container (e para o Windows que já é pesado não faria diferença alguma funcionar assim), mas aindo acho suspeito o verdadeiro objetivo do WSL e o MSIX talvez ela queira mudar de kernel mas fico pensando se ela não só queira realmente “prender” os desenvolvedores na sua plataforma, apesar de ainda acreditar que o atual CEO não ver o Windows como um produto e só um serviço, e prefira focar em soluções multi-plataforma e serviços.

3 Curtidas

Vi vários pontos de vista que me fizeram pensar de outra maneira. De fato pensava que a MS pensaria em adotar o Linux como kernel, porém, vendo a opinião de muitos aqui, vejo que a possibilidade de ela apenas estar usando o Linux no Windows para que os desenvolvedores não tenham que mudar de sistema e permaneçam no dela, é muito grande e diria que mais provável.

3 Curtidas