De Windows para linux, meu pc vai ser compatível?

Galera uso o Windows 7 a muitos anos mas agora com o fim do suporte vou trocar pelo Pop OS provavelmente.

Meu pc é um amd phenom II X4 965
Placa mãe ga-970a-ud3p
AMD RX 550
8x gb ram - 2x4
SSD 480gb etc…

Não entendo de linux e queria saber se ao instalar já vou ter os drivers da placa de vídeo para rodar games e se vou perder muito desempenho nos mesmos
Realmente quero migrar para linux mas gostaria de saber se vou ter uma compatibilidade estável.

Aceito sugestões também sobre a melhor distro

Desde já, agradeço

Olá!

Não é para vc ter dificuldades com essa máquina, ainda + com 8gb de memória.

Quanto a distro, se for pra jogar, vai de RegataOS, outras coisas, dá uma conferida nesse meu projeto:

http://www.tigeros.com.br

2 curtidas

O tigeros é brasileiro.

1 curtida

Antes de uma migração completa, você pode verificar no https://www.protondb.com/ se os seus jogos são compatíveis ou não com as distribuições. Jogos como Apex Legends, Fortnite e COD Warzone, pode esquecer a possibilidade de tê-los em seu Pop OS e/ou outras distribuições (podem até instalar e funcionar até o menu, mas não passará disso por conta do anti-cheat) e aí você teria que PENSAR em um possível dual boot, se for o caso de um desses jogos.

Em questão de ir para o Pop OS, você pode instalar a versão 20.04 LTS, a versão estável do sistema, diferente da versão 21.10 que apresenta instabilidades e bugs, todavia ela tem as recentes features e repositórios mais atualizados, porém fica ao seu critério de uso. Sobre a distro, é uma maravilha, uma mão na roda, você já tem os drivers instalados, principalmente os da AMD que já são imbutidos no Kernel.

E caso queira uma instalação mais bacaninha, eu costumo seguir alguns passos deste guia Pop!_OS: Things to do after installation (Apps, Settings, and Tweaks) | Willi Mutschler.

Sobre desempenho, há casos e casos. O que você pode fazer é testar para descobrir, além de como eu disse, olhar o status no ProtonDB sobre a funcionalidade dos games.

Você tem a sua disposição inúmeras distribuições para poder conferir, dentre elas há Linux Mint, Manjaro, KDE Neon (base de testes para o projeto KDE), Fedora Workstation e suas spins (KDE, XFCE, MATE etc), o projeto do TigerOS que é do @Daigo e dentre inúmeras outras distribuições. O que vai definir “a melhor distro” vai ser aquela que melhor atende as suas necessidades.

4 curtidas

Obrigado a todos. Ajudaram bastante.

2 curtidas

Não parece que vc terá problemas de hardware, como sua placa de vídeo é AMD, o driver já estará no kernel e vc provavelmente não terá que fazer nada depois da instalação para usar o sistema, o POP OS deve rodar bem, ele tem um kernel bem recente, outra boa opção é usar o Zorin 16 na versão Core, vc pode escolher um esquema de desktop bem parecido com o Windows 7/10 ou mesmo o 11.

Qual o seu nível de experiência com GNU/Linux?

Qualquer distro vai rodar bem nesse hardware. A diferença no desempenho em jogos entre as distros costuma ser mínima. Pode escolher a que mais lhe agradar.

Se você for iniciante, eu recomendo o Linux Mint. É de longe a distro mais amigável.

Sou iniciante no linux (só sei copiar e colar no terminal kkkk)
Fiquei interessado no Mint e no Zorin, minha dúvida é se vai ter os drivers da amd gpu igual já vem no Pop_OS

Sim sim, eles já estão presentes juntamente com o kernel. Te dando a real, eu uso linux há mais ou menos 3 anos e minha experiência com jogos é média. Geralmente os jogos pro linux, não sei pq, consomem um pouco mais de recursos, o que me obriga a fazer dual boot até hoje. Meu note não é ruim, mas eu jogo alguns jogos que só tem pro windows (Valorant, por exemplo) e alguns outros até rodam no linux, mas o desempenho é significativamente melhor no Windows (Remnant from the Ashes, Dying Light, etc).

Quanto a sua escolha de distros, Linux Mint e Zorin são excelentes distros pra iniciar no mundo linux. Logo que eu migrei de vez, fui de Mint e sinto saudades dela até hoje (uso Pop OS há alguns anos e me serve um pouco melhor).

Qualquer dúvida que você tiver nessa transição, pode postar aqui no fórum que o pessoal é muito solícito e vai te ajudar com qualquer entrave. Seja bem vindo!

1 curtida

Obrigado pelos esclarecimentos amigo

Sim, terá os drivers já incluídos.

Qualquer uma dessas distros é ótima escolha para iniciantes. Linux Mint, Zorin, Pop!_OS… Pode ir na que lhe agradar mais. A diferença de desempenho entre elas, em jogos, tende a ser mínima, a ponto de ficar na margem de erro.

Já faz quase 2 anos que migrei para o GNU/Linux e nunca usei dual boot. A maioria esmagadora dos jogos funciona, mas alguns vários (geralmente títulos FPS competitivos) ainda não irão funcionar porque são impedidos por programas anti-cheat incompatíveis (que geralmente são invasivos e dependem do kernel do Windows). Sempre verifique o site https://www.protondb.com/ para verificar a compatibilidade de jogos da Steam. Para outros jogos e plataformas, você pode verificar a compatibilidade no próprio Lutris ou no site do WineHQ.

Praticamente não notei diferença de performance na maioria dos jogos em comparação com o Windows 10. Contudo, pode ser porque minha placa de vídeo sobra para meu tipo de uso. No geral, segundo relatos, a maioria dos jogos de Windows (ou seja, estou falando dos não nativos) sofre uma ligeira perda de performance (da ordem de 5% a 15% pelo que andei lendo), muitas vezes imperceptível. Alguns rodam com desempenho consideravelmente mais baixo, enquanto outros podem funcionar até melhor. A tendência é isso ir melhorando com o tempo.

2 curtidas

Parabéns ao amigo @Daigo, testei sua distro ontem.
Muito leve, simples e intuitiva. Só não tive tempo de dar uma olhada no gerenciador de aplicativos, mas só de ter várias opções nas boas vindas, já é muito interessante para os iniciantes. certamente será recomendada.

1 curtida

Aguarde a versão 22, com muitas novidades.

2 curtidas

Testei em máquina virtual e achei muito amigável! Como iniciante, me senti acolhido. Mas vou aguardar essa nova versão citada. Quem sabe não vira minha Distro principal por uma semana pra ver como ela se comporta no dia a dia? Agradeço pelo trabalho dedicado!

1 curtida

Vai demorar uns 4 meses pra sair essa nova versão.

2 curtidas

Não existe melhor distro, a escolha de distro é algo bastante pessoal e vai da preferência de cada um, eu recomendaria o Ubuntu e o Mint Cinnamon, o Mint é mais parecido com o Windows visualmente então vc vai se adaptar mais rápido, no entanto o ambiente gráfico GNOME que o Ubuntu usa é mais intuitivo e bem minimalista, vc não vai ter dificuldade com qualquer uma dessas duas distros, eu jogo no Ubuntu e o FPS dos meus jogos é mais alto que no Windows 10.

No Linux os drivers já vem no kernel, não há necessidade de instalar drivers manualmente a menos que a distro não faça isso automaticamente durante a instalação.

Quanto a compatibilidade dos jogos varia, a grande parte dos meus jogos funcionam sem problemas, porém as vezes um ou outro jogo sequer abre, vc pode dar uma olhada no Protondb, lá vc encontra relatórios de outros jogadores relatando se o jogo funciona ou não, os jogos tem ranking bronze, silver, gold, e platinum, evite jogos que são bronze ou silver pois há grandes chances de não funcionar ou rodar mal, eu uso Linux faz 1 ano e eu diria que a minha experiência foi um tanto positiva, mas não espere que todos os seus jogos funcionem.

bote uma distro no modo live, via pendrive, e vá brincando com ele. conecte na rede, navegue, ouça música… se tudo correr bem, há uma gde possibilidade de dar tudo certo.