DaVinci Resolve sem mp4 no Linux?

Olá! Bom dia/tarde/noite a todos! Já faz muito tempo que não posto aqui!

Recentemente instalei o DaVinci Resolve no meu laptop. Faz muito tempo que edito vídeos no Kdenlive, áudio no Audacity, etc. Resolvi aprender a usar o DaVinci Resolve, já que tenho um computador potente o suficiente para isso.

Mas notei que os codecs h264, h265 e aac não estão disponíveis, ou seja, nada de importar/exportar mp4. Consegui importar um mkv sem transcodar.

Gostaria de perguntar aqui para os editores de vídeo de plantão como é que vocês lidam com isso, se transcodam antes de importar ou se tem alguma forma de resolver isso no Linux. Pelo que sei, a versão Studio tem o h264/h265 mas não o aac, então não importa o áudio do mp4. E parece que isso é só no Linux por motivo de licença dos codecs. Não tem esse problema no Windows ou Mac.

2 curtidas

Olá @ryu_ketsueki, tudo bem contigo?

O Davinci no Linux tem essas limitações de codec mesmo.

Para contornar o que faço é tentar ajustar a produção para cortar o máximo de retrabalho. Por exemplo, eu configuro o OBS Studio para gravar em um formato já ajustado para o Davinci e quando vem de outras fontes, converto somente o que for necessário
.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Foi bem útil para preparar o OBS para editar no Resolve. Mas quando baixa vídeo, quase sempre é em mp4, então eu acabo precisando transcodar no Handbrake. h264/h265 nem é o problema mas sim o aac que nem na versão Studio tem. Mas transcodando com flac para áudio parece ter suporte no editor.

1 curtida

Excelente tutorial, me fez eonomizar horas, pois havia feito um script para converter os arquivos que fazia a captura no GPU Screen Recorder. Muito obrigado.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.