Amigos, intalei o DaVinci Resolve 19 e ele está dando problemas de inicialização de GPU. Preciso saber o que fazer. A minha placa de vídeo é Intel Corporation 3rd Gen Core processor Graphics Controller e o me operacional é o Linux Mint 21.3 Cinnamon! Peço dicas de o que fazer e links e/ou caminhos terminais para achar a resolução!
Olá @Batista_Nunes_Vieira, tudo bem contigo?
Existe uma grande chance de você não conseguir ter uma boa experiência com o Davinci Resolve por conta de limitações de hardware. O Resolve é extremamente dependente de poder de processamento de GPU e esse hardware que você citou dificilmente vai conseguir entregar o que ele precisa.
Mas, se você quiser testar, recomendo que use a ferramente de busca aqui do fórum e veja as soluções propostas em outras discussões similares que já tivemos aqui.
Um breve relato sobre meu uso do Davinci Resolve com GPU integrada.
Meu processador é um Ryzen 4600G, com GPU integrada muito à frente da Intel Corporation 3rd Gen Core processor Graphics, ainda assim, no Linux (Ubuntu 24.04), seguindo o tutorial do FastOS, não funcionou bem. Ao tentar fazer qualquer efeito no Fusion, o aplicativo sobrecarrega e fecha.
Por outro lado, no Windows 11, o Davinci funcionou relativamente bem pela instalação padrão. Ele dá alguns gargalos e lentidões eventuais, mas estou conseguindo trabalhar bem.
Dito isso, creio que devido a ser muito antigo, a GPU do seu processador não será compatível, sendo recomendável editores mais leves ou que dependem mais de CPU do que GPU, como o KDEnlive.