Uso uma RX 580 no meu setup. Recentemente instalei o Zorin OS 18 (Vim do Windows, mas tinha usado linux anos atras) e instalei o Davinci na versão mais recente (sou designer e editor de video). Acabei tendo problemas: o davinci não abria de jeito nenhum, e quando por sorte (não sei o motivo) abriu, fechou sozinho quando tentava editar. Não consegui resolver, vi algumas pesquisas e talvez era algo relacionado a mesa (clover e rust), e segundo o chat gpt, a melhor solução era usar uma distro baseado no ubuntu 22.04 (recomendou o mint ou o pop os) e instalar uma versão mais antiga do davinci (como a 18.1). Ainda não fiz isso mas queria saber se realmente seria a melhor solução pra ter essa compatibilidade sem ter que gastar com uma placa mais nova.
Olá! Tudo bem contigo?
Ao longo dos últimos anos tenho visto relatos mistos sobre o uso do Davinci Resolve com GPUs AMD no Linux, algumas pessoas relatam que conseguem usar e outras (como eu) tiveram tantos problemas que acabaram desistindo.
Não ficou claro como você fez a instalação, mas sugiro usar o Linux Toys para instalar o Resolve usando o DavinciBox - ele isola o editor em um contêiner e pode ajudar a contornar alguns problemas de compatibilidade.
Inclusive, o Linux Toys tem algumas opções para instalar as dependências necessárias para editar vídeos com GPUs AMD e Intel.
P.s.: encontrei essa discussão aqui no fórum que pode te ajudar no processo de configuração, inclusive fica a dica: configurar o Davinci com AMD é um tema recorrente aqui no fórum, sugiro usar a busca e ver se encontra mais informações que podem ser úteis no seu setup.
![]()