Dark Theme Ubuntu deixando as letras "transparentes"

Ao usar o Dark Theme no Ubuntu 20.04.1 LTS, tenho me deparado com o problema de não conseguir ler alguns textos nos softwares q eu uso.

Exemplo com o Dark Theme ativado:

Exemplo com o Dark Theme desativado:

Isso esta acontecendo não so neste software como em outros também… Uso o WPS Office e ao usar o Spreadsheets (Excel) enfrento o mesmo problema.

Alguém teria alguma ideia de como solucionar isso ? (q não seja parar de usar o Dark Theme kkkkkk…)

Tenta colocar o tema na raiz do sistema lá em: /usr/share/themes .

Não sei se é o teu caso, mas eu tive esse mesmo problema com o Audacity. No meu caso, além do Dark Theme do sistema também tive que ativar o tema escuro nas configurações do próprio Audacity.

Tenta checar se esses softwares tem um modo dark nas configurações deles próprios.

O tema já está na raiz.

No caso dos softwares que tem essa opção nas configurações (como o WPS Office), eu já tentei mudar na própria configuração mas não funcionou tbm!

Acho que o @Dio e o @CanalOCaraDoTI2 usam Pop!_OS também, e o @umcarlinho certamente já testou o Pop 166384321 vezes. Talvez eles tenham uma ideia de como resolver isso. Vamos esperar que algum deles responda. :crossed_fingers:t2:

2 curtidas

Esse software é em Qt por acaso? Pode ser esse o problema. Nesse caso você pode manipular o tema usando uma ferramenta como esta: Temas GTK em aplicações Qt - Diolinux

1 curtida

O WPS Office é em Qt, tentei manipular o tema por essa ferramenta mas não teve nenhuma alteração nos software!

Para o WPS recomendo dar uma olhada na solução desse outro tópico:

2 curtidas

Pesquisei e identifiquei que o Logisim é um aplicativo Java. Fiz o download e execução do programa e verifiquei que ele não possui uma opção de configuração do tema (muitos programas Java possuem, permitindo usar um estilo genérico e rejeitar a imitação do tema do sistema, que é e sempre foi imperfeita).

O programa adere às opções na variável _JAVA_OPTIONS, o que permite um workaround: assumindo que você salvou o JAR em ~/bin, faça um script wrapper chamado logisim.sh (ou outro nome que lhe apetecer), marque-o como executável e coloque o seguinte conteúdo usando um editor de texto:

#!/bin/bash
#
# Declarar localização e nome do JAR
LOGISIMDIR=~/bin
LOGISIMJAR=logisim-generic-2.7.1.jar
#
# Declarar apenas a opção de antialising de texto para o Java
_JAVA_OPTIONS="-Dawt.useSystemAAFontSettings=on"
#
# Executar
cd ${LOGISIMDIR}
java -jar ${LOGISIMDIR}/${LOGISIMJAR}

Rode o script e veja a diferença.

1 curtida

Segui os passos adaptando para o diretório onde salvei o .jar, e tive o seguinte erro como retorno: Failed to load module "canberra-gtk-module"

Instalei a libcanberra-gtk-module e tentei novamente mas mesmo assim o problema persiste no logisim :confused:

Puxa… eu testei no openSUSE Leap, não tenho experiência com Ubuntu. Aqui no openSUSE, pelo menos usando FVWM, programas Java não costumam pegar o tema GTK automaticamente. Talvez valha a pena inspecionar as variáveis de ambiente aí no GNOME.

Eu acredito que você vai precisar abrir mão do tema escuro por enquanto ou, pelo menos, quando utilizar o programa.