Já tive problemas com isso também. Acredito que para o Linux ter permissão de escrita na partição do Windows será necessário desabilitar a opção de hibernação no Windows.
Olá. Desculpe por deixar a resposta meio vaga. Bom, com o print que você mandou, eu vejo que a partição “Arquivos” é /dev/sda5
. Para montá-la automaticamente com permissão de leitura e escrita para o seu usuário, faça o seguinte:
-
Crie o ponto de montagem em
/mnt/Arquivos
, com o comandosudo mkdir -p /mnt/Arquivos
. -
Abra o arquivo
/etc/fstab
usando o comandosudo xed /etc/fstab
. -
No final do arquivo, acrescente a linha
/dev/sda5 /mnt/Arquivos ntfs-3g defaults,rw,uid=1000,gid=1000,umask=007 0 0
Obs.: esses parâmetros
uid=1000
egid=1000
referem-se ao ID do seu usuário e grupo no sistema. Para verificar qual o seu UID e GID, digite no terminal o comandoid
. -
Salve o arquivo e feche o Editor de texto.
-
Agora faça o teste: Tente montar a partição com o comando
sudo mount -a
. Depois, navegue até a pasta/mnt/Arquivos
, veja se seus arquivos estão lá e se você consegue escrever/gravar arquivos na pasta.
Se tudo der certo, ao iniciar o computador a pasta será montada automaticamente durante o inicialização do sistema. Se quiser, pode criar um atalho para a pasta na Área de trabalho, para facilitar o acesso, se é que o gerenciador de arquivos já não cria um atalho para ela na barra lateral…
Olá! Obrigado por responder. Parece complexo para um leigo. Eu usei um tutorial acima indicado. Corrompeu o Linux e tive que reinstalar. Segue tela com dados:
Eu fiz uma partição de 50 gb em Exfat para trocar arquivos entre Linux e Windows. Leu algumas vezes e tentarei ver se há constância. Fiquei com receio de corromper o Linux. Obrigado. Abs.
Consegui resolver meu problema com esse procedimento. Utilizo o Ubuntu 24.04.
Só não precisei configurar a inicialização rápida.