Dá para ter múltiplos sistemas sem perder o Grub?

Olá, pessoal!

Gosto de experimentar distribuições e mantenho em uso permanente algumas delas. A placa mãe do meu PC suporta 6 HDs, então instalei alguns sistemas e tudo funcionava bem até que, ontem, ao instalar o Elementary, o grub não carrega mais.

Busquei informações à respeito e fiz a recuperação, após o que, consegui acessar um dos sistemas. A questão é que o problema persiste em relação aos demais.

Meus pontos são:

  1. O que gera a perda do grub?

  2. É possível conviver com múltiplos sistemas (todos Linux) sem experimentar essa situação?

  3. Caso positivo, o que devo fazer para corrigir?

Abraço,

Putz, vocÊ acabou de me lembrar de um cara uma vez que queria bater o número de sistemas operacionais instalados em um mesmo computador. Salvo engano, ele conseguiu instalar 31 sistemas diferentes entre Linux, Unix, Windows, Dos, OS/2, BSDs e mais um tanto de coisa. Infelizmente, não achei o artigo (devo ter lido em meados dos anos 2000). De qualquer maneira, eu lembro que ele teve de usar vários gerenciadores de boot para cada certo número de sistemas operacionais, alguns com os gerenciadores encadeados um dentro do outro.

No seu caso, talvez valha a pena experimentar utilizar um gerenciador externo ou fazer o grub de outra distro dar o boot no Elementary, em vez de ele tentar instalar o próprio grub. Por incrivel que pareça, já tive de fazer boot em alguns servidores com o LiLo, porque no Grub a coisa não andava.

Enfim, peço desculpar por não poder ajudar mais, mas boa sorte!

2 curtidas

É possível teoricamente instalar 127 sistemas operacionais em um mesmo disco rígido, caso esteja usando particionamento GPT e firmware UEFI.

Seria bem fácil gerenciar todos esses sistemas se você migrar para UEFI. Acredito que só esteja enfrentando problemas pois usa MBR e, neste caso, apenas um inicializador é suportado por disco rígido.

2 curtidas

Esse é o método correto para fazer dual boot no Manjaro, talvez você possa utilizar alguma das informações contidas aí.
https://manjariando.wordpress.com/2018/11/14/dual-boot-com-o-manjaro

Saudações.

2 curtidas