Da para instalar Debian sem bloatware?

Queria saber se existe alguma imagem do Debian (com Gnome) que não venha com tantos programas desnecessários.

Vc pode optar por baixar a ISO netinst e na hora de instalar o DE, escolher o Gnome. Eu mesmo instalo o sistema puro, sem nada, e depois instalo o Xfce sem as recomendações + Lightdm.

Uso essa ISO:

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.0.0+nonfree/amd64/iso-cd/

Como o colega Daigo cita acima, você consegue uma instalação mínima ao não escolher a DE durante a instalação do Debian. Na próxima inicialização você cairá em modo texto e consegue instalar o que quiser.

Com essa linha abaixo eu costumo instalar um GNOME bem mínimo:

sudo apt install gnome-core xorg gdm3 --no-install-recommends -y

Talvez sirva pra você. Faça o teste.

3 curtidas

Só lembrando uma coisa, dependendo de como se faz a instalação netinstall, é bom fazer via cabo de rede. Em certos casos, se você instalar o Debian netinstall mínimo demais, você terá que subir o wifi na mão.

3 curtidas

Bem lembrado1

Você pode tentar fazer uma instalação mínima, como o @MotaC sugeriu. Mas pode dar trabalho depois pra você ficar procurando os pacotes que você precisa instalar para deixar o ambiente funcional. Se você quiser um método mais fácil, eu recomendaria você fazer a instalação padrão com o GNOME, depois desinstalar o que você não precisa, desse jeito:

Instale o Debian normalmente com a ISO netinstall (esse é o método recomendado de instalar o Debian). Na hora de escolher o ambiente desktop, deixar selecionado o padrão, que é o GNOME. Você pode usar essa ISO que o @Daigo colocou o link aí.

Ao iniciar o sistema, você vai ter uma instalação padrão do Debian com GNOME, que vem com muito bloatware . A maior parte desse bloatware vem do metapacote gnome. O que você pode fazer é desinstalar esse pacote com o comando

sudo apt purge gnome

E não se preocupe, pois isso é só um metapacote, não vai desinstalar o GNOME de fato.

Depois disso, eu recomendo executar o comando

sudo apt install task-desktop gnome-core gdm3

Isso vai fazer com que esses pacotes sejam marcados como instalados manualmente (se já não estiverem), e prevenir que esses e outros pacotes importantes sejam removidos.

Eu também recomendo você adicionar estes pacotes ao comando anterior:

• file-roller
  • gnome-screenshot
  • gnome-tweaks
  • gstreamer1.0-libav
  • gstreamer1.0-plugins-ugly
  • gstreamer1.0-vaapi
  • xdg-user-dirs-gtk

Agora, execute o comando que vai remover os pacotes desnecessários:

sudo apt autoremove --purge

Após isso, ainda tem alguns pacotes que você pode remover. Você pode removê-los com o comando (veja bem se você quer remover todos eles mesmo):

sudo apt remove malcontent evolution seahorse

Ainda vai sobrar o LibreOffice. Caso queira desinstalar:

sudo apt purge libreoffice*

Recomendo instalar o suporte a Flatpak, para aumentar a disponibilidade de software (mas isso é opcional):

sudo apt install flatpak gnome-software-plugin-flatpak

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Depois é só reiniciar, instalar o que você quer e usar.

4 curtidas