Custos para fazer funcionar apps

Como estou com um tempo livre quero estudar o desenvolvimento de aplicativos e colocar ideias em prática, mas me esbarro num problema: o back end, não por ser mais difícil de programar, mas é a parte que pode gerar custos por conta de ter que trabalhar com dados online. Então pelo menos pra quem está começando tem como contornar tais custos?

O que você pode fazer é hospedar esses dados localmente, se quer acesso externo para um público terá que pagar.

1 Curtida

AWS também tem free tier para vários produtos, alguns sempre gratuitos, alguns por 12 meses, pode ser interessante aproveitar se o objetivo é ganhar experiência profissional.

Heroku é mais fácil de compreender e gerenciar como desenvolvedor solo. AWS é mais “raiz” no sentido em que é mais próximo de uma infra local, embora tenha muitos serviços especializados como SageMaker e Lambda.

2 Curtidas

kkk Como freelancer eu prefiro Heroku, mesmo sendo mais caro ao sair do free tier, menos problemas para mim e para os clientes quando escala… AWS e companhia são mais IaaS na sua essência e no fim você literalmente tem a oportunidade para “manufaturar” o serviço, sugeri pois pode ser bom conhecer o outro lado e porque talvez seja uma furada.

Bom espero conseguir lucrar com o app, assim como fazem inúmeras StartUps.

Encontrei dois serviços semelhantes: https://nanobox.io/ e https://caprover.com/

1 Curtida