Custos para fazer funcionar apps

Como estou com um tempo livre quero estudar o desenvolvimento de aplicativos e colocar ideias em prática, mas me esbarro num problema: o back end, não por ser mais difícil de programar, mas é a parte que pode gerar custos por conta de ter que trabalhar com dados online. Então pelo menos pra quem está começando tem como contornar tais custos?

O que você pode fazer é hospedar esses dados localmente, se quer acesso externo para um público terá que pagar.

1 curtida

AWS também tem free tier para vários produtos, alguns sempre gratuitos, alguns por 12 meses, pode ser interessante aproveitar se o objetivo é ganhar experiência profissional.

Heroku é mais fácil de compreender e gerenciar como desenvolvedor solo. AWS é mais “raiz” no sentido em que é mais próximo de uma infra local, embora tenha muitos serviços especializados como SageMaker e Lambda.

2 curtidas

kkk Como freelancer eu prefiro Heroku, mesmo sendo mais caro ao sair do free tier, menos problemas para mim e para os clientes quando escala… AWS e companhia são mais IaaS na sua essência e no fim você literalmente tem a oportunidade para “manufaturar” o serviço, sugeri pois pode ser bom conhecer o outro lado e porque talvez seja uma furada.

Bom espero conseguir lucrar com o app, assim como fazem inúmeras StartUps.

Encontrei dois serviços semelhantes: https://nanobox.io/ e https://caprover.com/

1 curtida

Prezados, uma dúvida sobre a prática de vocês?
Para começar a desenvolver Java com Spring Boot, o que vocês acham que é na prática mais interessante: Heroku ou AWS?

1 curtida

Até certo tempo atrás eu era mais favorável ao Heroku por ser muito mais uma PaaS que uma IaaS, por essa caracteristica reduz bastante management overhead de projetos. Hoje em dia a AWS praticamente fechou esse gap com diversos sub-serviços como Elastic Beanstalk, Lightsail, Lambda, etc.

Eu diria que hoje, AWS é o melhor caminho. Se escolher Heroku também não terá grandes problemas, as questões que ficam são o fato de AWS ser mais popular, barata, e os conhecimentos aprendidos gerindo AWS serem mais reaproveitáveis na indústria devido a sua popularidade.

No fim, se você já domina uma das duas mais que a outra, não gaste muito tempo escolhendo se o objetivo não é angariar mais conhecimento.

2 curtidas