Cursor do mouse não é preciso em Wayland

Não sei se mais alguém tem esse problema. Usando o fator de escalonamento do Wayland para aumentar ou reduzir o tamanho dos elementos da tela, o cursor do mouse perde sua precisão, então seleção de texto ou seleção precisa, não são mais precisos. Existe alguma correção conhecida ou é um problema que cada DE tem que corrigir de sua própria forma? No meu caso uso o Plasma 5.24

No caso seria aceleração

https://wiki.archlinux.org/title/Mouse_acceleration

Wayland é controlado pelo linput

libinput mas gerenciado pelo compositor, segundo essa página, gerenciado pelo compositor, nesse caso o Kwin. Então o problema de precisão do cursor tem que ser resolvido pelo lado do KDE?

Conheço muito pouco o kde. Já tentou ir na configuração para aumentar ou diminuir a aceleração do mouse

Acho que você interpretou mal o problema. Não é a aceleração na questão de ser rápido demais ou devagar demais. Eu inclusive até coloquei o perfil como Flat e uso os diferentes DPIs do meu Logitech G305 para ter velocidades diferentes dependendo da minha necessidade. Por precisão, eu realmente digo precisão do cursor, não do mouse. Exatamente o local onde eu clicar, estar debaixo da ponta da seta do cursor e não alguns pixels a esquerda da ponta, como é o meu caso. É esse tipo de precisão que quero corrigir

Ok

Configuration example

You may need to resort to using more than one method to achieve your desired mouse settings. Here is what I did to configure a generic optical mouse: First, slow down the default movement speed 3 times so that it is more precise.

Removido comando xinput

Vou ver se encontro informação. Se eu achar adiciono aqui.

Eu estou no Wayland, e como você mesmo disse, Wayland use libinput, não xinput. Esse comando não vai ajudar no meu caso

Você ja deve ter testado

with libinput

Alternatively, since libinput-1.1.0-1 and xf86-input-libinput-0.15.0-1 you can use a flat acceleration profile. To enable it create the following file:

/etc/X11/xorg.conf.d/50-mouse-acceleration.conf

Section "InputClass" 
Identifier "My Mouse" 
Driver "libinput" 
MatchIsPointer "yes" 
Option "AccelProfile" "flat"
Option "AccelSpeed" "0" 
EndSection

Mas eu já tenho aceleração flat ativada, como dito anteriormente. Esse não é o problema. Eu sei que colocando pointer precision no google só vai mostrar esse resultado mas o problema é outro:

bitmap

Esse aqui é o problema. Várias ferramentas, como o Blockbench, Inkscape, Gimp e outros, necessitam que os cursores estejam apontando no lugar exato para precisão. Acontece que, por algum motivo, somente na sessão Wayland, provavelmente por causa do escalonamento, esse ponto exato está alguns pixels longe de onde deveria estar. Por exemplo, nos cursores de precisão e seleção de texto, estão alguns pixels a esquerda. Para softwares como Blockbench e Inkscape, significa não poder fazer seleção precisa. Em processadores de texto, significa selecionar uma letra a mais à esquerda de onde eu queria selecionar de fato. Esse é o problema de precisão que eu tenho, não o perfil de aceleramento.

1 curtida

Uma atualização. Eu reportei esse problema para a equipe do KDE e parece que realmente é um bug, possívelmente relacionado ao QPainter por não suportar escalonamentos diferentes de 100%. Talvez algo possa ser feito a esse respeito.

Ok…

Você já tentou mudar mudar a resolução da placa de vídeo?
Diminuir ou aumentar.

Se for para dar a volta no bug ao invéz de corrigir o bug, é possível comprar um laptop ou monitor que tenha um display Full HD com resolução de 1920x1080 assim não precisaria usar o escalonamento do Wayland em 75% na resolução máxima de 1366x768 desse meu laptop e o problema de precisão do cursor não vai acontecer mais. Eu só uso o escalonamento porque os elementos na tela ficariam grandes demais em um fator 100%. Mas como eu disse, parar de usar o escalonamento não é solução e comprar algo a parte para ter uma resolução maior não resolve o problema.

De qualquer forma, eu já reportei o bug e ele foi confirmado, então agora é esperar por uma solução, já que o QPainter é conhecido por causar alguns problemas na sessão wayland do Plasma

2 curtidas

Vai demorar um pouco eu acho, o Wayland ainda não tem uma definição formal muito boa sobre como tratar escalonamento, é um problema que tem mostrado ser mais complexo do que parece. Eu também tenho esse problema e estou convivendo com ele para não conviver com outros problemas no Xorg.

O lado bom é que tem um tempo que o Wayland decidiu investigar mais profundamente este problema do lado do protocolo, esse é o rascunho mais recente pelo que sei:

1 curtida

Sensacional! Bom saber que é algo que está sendo trabalhado. Até o momento estou curtindo usar Wayland, PipeWire e tals. Diria até que parece estar vivendo no futuro! Eu nem tinha idéia que o PipeWire estava funcionando quando vi que era ele fazendo o papel do pulseaudio. E ver que ele funciona para capturar tela, é sensacional. Agora falta as third parties trazer suporte para PipeWire

eu to esperando as melhorias de performance, a captura de tela em 2k e 4k ta bem lenta ainda. Acho que quando captura via dmbuffer estiver resolvida essa questão melhora.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.