Curso de Computação: Técnico ou Graduação?

Estou pensando em fazer curso na área de computação para me ingressar no mercado de trabalho. Na minha cidade tem um curso de Bacharel em Ciência da Computação de graça. A minha dúvida é a seguinte, como o meu foco é o mercado de trabalho, compensa fazer Ciência da Computação ou é melhor fazer um curso específico somente pra uma área de computação.

Infelizmente muitas empresas aqui no Brasil ainda pedem um diploma, mesmo que em um curso intensivão você vá aprender mais e mais rápido, além mar que cursos assim tendem a ter uma grade mais atualizada, um papel de faculdade acaba sendo, infelizmente mais valorizado. O que eu sugiro é: estude por conta própria, no máximo faça um curso online que tenha um tutor para te sanar as dúvidas mais específicas, como o BaltaIO para .NET, ou mesmo dar uma moral ao Macoratti. A gente tem que aproveitar que tem muito material 0800 internet a fora, apenas saber filtrar quem é cash grabber e o que é realmente bem vindo. No meu linkedin fiz um post com alguns materiais bacanas, se quiser, segue o link: Linkedin

1 curtida

por favor coloque um título mais claro para ajudar a comunidade a responder sua pergunta melhor.

Sobre sua dúvida tudo depende, recomendo pesquisar sobre diferentes cursos, suas propostas e o que vc está buscando com ele

Tem uma piada que circunda o mundo da tecnologia que trata dos bilionários que não tem curso superior.
Dois fatos: de fato, a maioria deles não concluiu, mas quase todos estiveram em excelentes universidades e souberam aproveitar da experiência para, mesmo sem um diploma, terem diferenciais na carreira.

Eu digo o seguinte: numa entrevista de emprego, você tem dois bons candidatos, um com e outro sem diploma. Nem é preciso esforço para saber quem vai ganhar o trabalho. O mais curioso é que se alguém empatou, em tese, “voaria” após um curso superior.

É o que digo: parece besteira, mas uma boa faculdade te dá a base para que você possa até deixar a programação e, se quiser, um dia voltar. Já o curso focado vai te dar suporte a uma tecnologia, naquela versão.
Um pedreiro pode até fazer um melhor acabamento que um engenheiro, mas quem entende como fazer uma casa é aquele que tem o arcabouço teórico.

No mínimo, você já inicia uma rede de contatos para o resto da vida.

1 curtida

Se o teu foco é mercado de trabalho o curso técnico é melhor, você vai se formar mais rápido e com o conhecimento técnico vai desempenhar bem trabalhos específicos, é importante saber que técnico/tecnólogo é diferente, com tecnólogo você vai ter um conhecimento mais profundo de uma área extremamente específica, como por exemplo tecnólogo em redes, já se você fizer técnico em informática vai aprender coisas gerais: programação, redes, sistemas operacionais, eletrônica digital etc

1 curtida