(curiosidade) Vale a pensa se utilizar dessas linas para "limpar" sistemas Linux?

Faz sentido (e é necessário) eventualmente fazermos esses procedimentos abaixo descritos no intuito de “limparmos” nossos sistemas? Ou isso é inadequado, desnecessário e até pode “quebrar” o sistema mais cedo ou mais tarde?! Ou… pode ser utilizado de boa?

sudo apt autoremove - Remover os pacotes/aplicativos que não são mais necessários no seu sistema.

sudo du -sh /var/cache/apt - Quanto de espaço o cache do APT esta ocupando no seu disco rígido?

sudo apt clean e sudo apt autoclean -
Limpar tudo, lembrando que os pacotes deletados não vão para lixeiras, são limpos definitivamente.

sudo du -sh /var/cache/apt - Quanto de espaço foi consumido.

du -sh ~/.cache/thumbnails - Comando para liberar esse espaço no disco rígido.

Para atualizar o sistema:
sudo apt update && sudo apt upgrade

2 curtidas

eu não vejo muita utilidade não, honestamente
se vc não tiver mais espaço no disco ai sim
tirando o sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y que é importante

uma coisa que eu acho legal fazer é colocar o conteúdo da pasta .cache na ram, adicionando isso no fstab:
tmpfs /home/leonardo/.cache tmpfs size=10g 0 0
supondo que seu usuário seja “leonardo”

2 curtidas

Acho mais interessante ter um “/tmp” que não fica acumulando lixo, sendo apagado a cada reinicialização ou de tempos em tempos, bem como ter os logs (registros do sistema) armazenados em “/var” rotacionados e compactados de tempos em tempos, evitando acumular milhares de mensagens de diagnóstico velhas e, muito provavelmente, sem utilidade.

Também acho que a limpeza do cache de thumbnails pode ser interessante, sim. Faço apenas a ressalva de que o comando du -sh ~/.cache/thumbnails não vai liberar espaço, vai apenas indicar o espaço ocupado. Mesmo que não desejemos abrir as páginas de manual (comando man) ou dos manuais em formato GNU Texinfo (comando info), podemos ver uma descrição sucinta do propósito daquele utilitário rodando whatis <nome-do-comando:

> whatis du
du (1)               - estimate file space usage
du (1p)              - estimate file space usage

Uma forma legal de identificar o espaço ocupado usando o terminal, podendo remover os arquivos e/ou diretórios, se assim desejado, é usando o ncdu. Ele tem uma interface simples e pode ser mais útil do que o du para atividades de limpeza de disco.

3 curtidas

Olá, aqui eu uso para atualizar:

apt-get update && apt-get upgrade

e para limpar:

apt-get autoremove && apt-get autoclean

Nunca tive problemas…

2 curtidas

Eu desconhecia o tmpfs, isso me interessou muito. Fui dar uma olhada no .cache aqui e estava 500mb, eu costumo deletar ela periodicamente. Reiniciei o pc e a pasta .cache agora esta com 11mb (antes de acessar o Dionlinux Plus). Como eu tenho o hábito de desligar o laptop por completo somente na hora que vou durmir e no dia a dia suspendo, então com esse comando além de eu não precisar mais me preocupar em limpar o .cache, o sistema vai ficar teoricamente mais rápido(ram over ssd). @leoteodoro irei estudar sobre essa ferramenta, muito interessante.
:vulcan_salute:

2 curtidas