[Curiosidade] Quais hardwares ainda são de difícil reconhecimento em Linux

Atualmente sabe-se que praticamente tudo é detectado automaticamente e nativamente no Linux, mas, volta e meia ainda se lança algo no mercado que é feito exclusivamente para outro sistema operacional, muitas vezes por questões relativas a software e drivers. Que tipo de hardware para vocês ainda precisa de maior atenção no mundo Open Source para funcionar mais adequadamente?

1 curtida

Adaptadores Wi-Fi e componentes com RGB.

1 curtida

Teclados mecânicos e mouses “gamers” me levaram a criar esse tópico…

Existem teclados mecânicos e mouses gamers que são plug and play, a regra é, se existir um driver para Windows, não compre.

Sim e geralmente são os que tem os preços mais em conta inclusive. É que sempre que vou comprar um periférico que vem com software adicional me pego pensando nisso.

1 curtida

:thinking:
Os da Positivo :+1:

1 curtida

pela quantidade de hardware atualmente suportado no linux, creio que a “atenção faltante” é mais por parte do usuário mesmo…

1 curtida

Não entendí direito o comentário;
Mas estou com um Positivo ZX3040 de um cliente que estou rodando Lubuntu 18.04 pra teste e que o kernel não reconheceu nem as câmeras e nem o driver de áudio e nem aparece na listagem com #lspci, acredito eu que seja pela disponibilidade da fabricante de fornecer o driver também.
Não sei que foi isso que quis dizer também.

2 curtidas

Adaptadores Wi-Fi. Todos que testei até hoje não funcionam com o sinal 100%. Quando funcionam com sinal 100%, cai do nada por alguns segundos ou minutos. Isso QUANDO funcionam. Os drivers são difíceis de achar e instalar.

1 curtida

Devo ter sorte por que o adaptador Wifi que eu comprei funciona uma beleza aqui em qualquer distro sem precisar instalar driver algum totalmente plug and play

Edit: O adapatador que comprei foi esse

O chipset é o Ralink RT5370

Hardware novo sempre é complicado… Recursos de placas-mãe muito recentes, como chips I/O recém-lançados, recursos de processadores… De hardware antigo, o que mais notei são problemas de detecção de placas de som dedicadas… Já tive diversas placas da Creative e todas apresentaram problemas: em geral algum recurso que não funciona direito, forçando o usuário a utilizá-las de forma bem limitada.

2 curtidas

Ridículo como não consigo fazer funcionar a 940mx no linux mint, essa nvidia hein…

Não é nem porque não reconhece, é ela que bloqueia mesmo, a maioria dos drivers dela são genéricos e quando não está no kernel, está em algum repositório do github.

2 curtidas

Tenho um desse e não funciona bem aqui. Kubuntu 19.04.

Geralmente a Positivo tem acordos comerciais com a MS e assim eles “fecham” alguns drivers, aconteceu comigo quando tentei por Linux Mint em um Positivo, o wi-fi tinha o driver fechado. Por isso q Positivo nem recomendo pra galera, e quem tem, recomendo se desfazer logo kkkkk

4 curtidas

Mesmo chipset?
Ele funciona normal em outras distros ou versões do Ubuntu?
Eu lembro de ter comprado dois mas percebi que tinha um que não era original e deu defeito depois de um tempo troquei na loja e até agora sem algum problema, no Xubuntu eu apertava ‘CTRL + ALT + F1’ e no TTY aparecia uma mensagem de erro repetidamente ao respectivo adaptador wifi

1 curtida