[Curiosidade/Dica] Explorador de Arquivos em UWP

Todos que já usaram Windows 10 podem concordar em uma coisa: seu design é muito inconsistente. Enquanto a Microsoft tenta empurrar seus usuários para suas aplicações Fluent, uma das aplicações mais vitais do sistema operacional e que todo mundo usa ainda conta com um design antigo.

Porém, algo que nem todos sabem é que o Windows 10 mantém um Explorador de Arquivos escrito em UWP (Universal Windows Platform), assim como as aplicações Fluent, da MS Store, Xbox e Windows Mobile.

Este pode ser acessado ao pressionar Win + R (ou abrir o programa Executar) e digitar o seguinte código:

shell:AppsFolder\c5e2524a-ea46-4f67-841f-6a9465d9d515_cw5n1h2txyewy!App
image

Você então se deparará com um Explorador de Arquivos que segue o design do Windows 10. Porém, este é bem mais incompleto, faltam algumas funções. Ele opera normalmente como um Explorador de Arquivos.

Pode-se criar um atalho em sua área de trabalho assim:
Clique com o botão direito na área de trabalho, Novo e Atalho (crie um atalho).

Nesta janela, insira o mesmo código citado acima:
image

Pronto, você tem um atalho ao WE em UWP.

2 Curtidas

Caracas, é basicamente o nautilus sem abas pra Windows 10, muito bom, é uma pena não criar arquivos

1 Curtida

Como eu disse, é como um “easter egg”, um legado do Windows 10 Mobile, no qual não era possível manipular arquivos de forma livre. Faltam muitas coisas.

2 Curtidas

Na época em que eu usava o Windows, fui pesquisar por gerenciadores de arquivos (por falar nisso, péssimas alternativas existem, mas é algo compreensível) e me deparei com esse.

1 Curtida

hahaahaha verdade!