CS 2 com pequenos travamentos no nitro 5 com uma 3050

E aí, pessoal! Espero que estejam bem!

Estou com um notebook nitro 5, Acer Nitro AN515-47, AMD® Ryzen 5 7535hs with radeon graphics × 12 , GeForce RTX 3050 Mobile, 16GB ram.

Nele estou usando o Pop!_OS 22.04 LTS.

Gosto muito de jogar CS2 , que está pegando uma média de 150fps. Um amigo me disse, que devido as minhas config, era pra pegar mais FPS.

E o que está me incomodando é que ele anda dando pequenas travadinhas durante o jogo. Não é o tempo todo, mas me incomoda (e prejudica a jogatina).

Alguém sabe o que pode ser?

Me enviaram isso aqui, faz sentido?

---- EDIT

O driver da Nvidea que tenho aqui é o nvidea-driver-545. Tem algum outro?

Tenho um Nitro 5 também, mas um pouco mais modesto. Depois de instalar todos os drivers de vídeo ele também dava umas travadas, meio que “congelava” a tela por uma fração de segundos, aí fui ver era porque estava usando a GPU Intel (no meu caso) ao invés da GPU Nvidia.

Você chegou a verificar isso? Talvez esteja usando o vídeo do seu processador e não da sua placa de vídeo.

1 curtida

Sabe me dizer como eu verifico isso?

Não sei se no Pop OS seria o mesmo procedimento, mas foi esse artigo que resolveu pra mim no meu Debian 12:

Logo no final do artigo ensina como escolher o chip gráfico primário.

1 curtida

É, não mudou nada aqui :frowning:

O cara desse vídeo também estava usando o POP OS. Pra ele, tá rodando pior no linux do que no windows. Seus amigos jogam no Linux ou no Windows?

https://youtu.be/ScKIHCfeGEY?si=wfBLWwx6Xj-Px8xm

1 curtida

Eles jogam no windows :slightly_frowning_face:

Olá @rxtheodoro, tudo bem contigo?

Gráficos híbridos são um desafio na maioria dos setups, a System76 tem um tutorial sobre como configurar isso no Pop!_OS, veja se te ajuda de alguma forma.

Além destas dicas, sugiro dar uma checada em alguns comandos do Proton que permitem forçar a utilização de uma GPU específica em alguns jogos:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __VK_LAYER_NV_optimus=NVIDIA_only

P.S.: sugiro dar uma monitorada na temperatura do equipamento durante a jogatina, alguns travamentos podem ser sintomas de thermal throttling.

:vulcan_salute:

1 curtida

Rodei os comandos aqui, vamos ver o que rola

vou observar a temperatura também, aqui anda bem quente esses dias

obrigado!

EDIT

Também percebi outros bugs, como não aparecendo minhas skins e também alguns elementos do mapa nas cores verde ou vermelho (tirei uns prints, mas não sei onde foram parar… quando acontecer de novo eu posto)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.