Criptografar todos os dispositivos de armazenamento interno é vantajoso? Como posso fazê-lo de forma efetiva?

Para introduzir o tópico, utilizo o Linux Mint 20.2 como sistema operacional e, influenciado por alguns vídeos do canal Techlore sobre como configurar uma distro linux para torná-la segura, comecei a pesquisar sobre criptografia LUKS e sobre como manusear o VeraCrypt.

Resumindo, e tendo em vista que ainda sou leigo no assunto, acabei por concluir que criptografar apenas a pasta pessoal não seria suficiente, portanto ando procurando fontes de como posso criptografar todos os meus discos e, principalmente, sanar duas dúvidas em particular:

1. Tenho o costume de particionar manualmente a pasta pessoal e de backup em um HD, enquanto todas as outras partições relativas ao sistema, como swap e /, ficam em um SSD.
Criptografar ambos os discos necessitaria da inserção de senha de descriptografia durante o boot para ambos (supondo que atribuí uma mesma senha aos dois)? Caso não, como o sistema lidaria com a criptografia dos dois discos durante o boot?

2. Criptografar todo o disco é mais vantajoso e seguro do que partições individuais?

No fim das contas, o objetivo é impedir com que qualquer um possa modificar tanto meus arquivos pessoais, quanto os do sistema da distro, a partir de um USB em Live Mode.

1 curtida

:wave:t2:

Isso que eu chamo de um ransomware benigno, para uso particular :sweat_smile:.
Eu não tenho conhecimento no assunto mas achei muito interessante sua idéia, especialmente se for num dispositivo que você leva para tudo quanto é canto. Também seria super interessante aplicar este conceito em empresas.

A desvantagem que sob hípotese nehuma, você não vai poder esquecer das chaves que decriptografam seus dispositivos.

Vamos aguardar para ver as opiniões e sugestões do pessoal que conhece mais do assunto.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida