Criar link simbólico para impressora de rede

Olá à todos!

Estou com uma dificuldade e este comando caso existisse no Linux me resolveria.
No Windows, se eu utilizasse o comando:
NET USE LPT1: \\COMPUTADOR\IMPRESSORA
Ele linkava a porta LPT1 diretamente a impressora de rede.
Existe este comando no Linux?

OU

É possível linkar simbolicamente uma impressora de rede (Instalada via cups ou pela localização na rede) à ~/.wine/dosdecices/lpt1 ?

OU

É possível criar uma porta lp0 por exemplo, mas que ela esteja linkada à uma impressora de rede ou a uma impressora instalda via Cups?

OU

Alguém tem alguma idéia de como eu posso imprimir através da porta LPT1 de um programa instalado no Wine?

Agradeço desde já!

PS: Aqui está detalhada a minha dificuldade e que eu marquei como resolvido, porém os meus Scripts não executam não sei o por quê… rs

1 curtida

Ninguém?
Minhas idéias acabaram…:confused:

Essa impressora aparece no /dev ?
Se aparecer, o processo seria usar o FSTAB para linkar o dispositivo ao endereço na rede.

2 curtidas

Então… Aí é onde está o problema… Ela não aparece no /dev.
Se ela aparecesse, era só fazer o link simbólico exemplo:

ln -s /dev/lp0 ~/.wine/dosdevices/lpt1

Isso iria me funcionar PERFEITAMENTE!
Mas ela é uma impressora de rede instalada via Cups e eu não entendi até o momento o processo que o Cups faz, onde ele “esconde” as impressoras.
Hoje eu tentei linkar ela ao /dev com o catnet, porém a impressora não está configurada (OU eu não soube encontrá-la) como endereço de servidor de impressão (Link direto por IP/PORTA), o caminho é smb://IP_PC/NOME_IMPRESSORA então não consegui encontrar a porta 9100 pelo catnet e ainda para ajudar eu condenei meu Cups, pois fui tentar compartilhar a impressora de rede através do Cups para dá-la um IPP (Compartilhamento do compartilhamento… rs) e o Cups deu erro e agora não inicia mais… Já reinstalei, já purguei e nada…


Já nem sei mais o que posso fazer…
Criar um FIFO e utilizar WHILE para manter comando de impressão direto, também não deu certo por que por algum motivo a impressão pára de ser encaminhada…
Sei lá!

A minha mais atual tentativa está sendo estudar para descobrir como montá-la manualmente no /dev para poder fazer o link simbólico…

1 curtida

Mais um capítulo da minha novela… rs
Encontrei isso no fórum do Wine:

I solve my problem

shanku:~ # wine cmd
CMD Version 1.1.9

Z:\root>/usr/bin/lpr - l FILENAME.TXT

Shanku

Aparentemente, ele fez o que eu preciso…
Como posso fazer o mesmo que ele sem ter que recorrer a executar o Wine como Root?
Quais permiss~oes tenho que dar ao Wine?
Onde deveria colocar o arquivo FILENAME.TXT neste exemplo para que funcionasse? Na pasta ROOT?

Desde j’a agradeço!