Criar atalho na área de trabalho para um aplicativo .exe Wine

Olá amigos,
Não tenho muito conhecimento de linux então estou apanhando de mais, poderiam me ajudar?

Instalei um aplicativo que preciso, mas que só existe versão para windows, usando o wine. Está td certo, ele roda perfeitamente, mas gostaria de tornar mais simples a inicialização desse app com um atalho na Área de Trabalho. Hoje para iniciar o app abro o terminal e digito: wine /home/lucas/Documentos/WTLB/WTlb.exe ou navego até a pasta em que está o app e rodo o comando wine WTlb.exe
Sabem me instruir como criar um atalho que rode esse comando sem ter que acessar o terminal toda vez?

Oi Lucas, se você instalar o software pelo Lutris, essa tarefa fica bem trivial, criar o atalho é uma questão de clicar com o botão direito e selecionar a opção de criar o atalho.

Caso você instale usando o Wine do sistema, se o programa criar este atalho, automaticamente ele deve ir pra área de trabalho, como se fosse do Windows, caso não ocorra, você poder ir até o .exe, clicar com o botão direito e escolher a opção de criar um link simbólico, e mover este link para a área de trabalho. :slight_smile:

Abraços!