Criar apps em EFL (Enlightenment), aonde encontrar conteudo?

O Enlightenment é um Desktop Environment (Ambiente de Desktop) que possui e exibe seus apps usando uma biblioteca não muito conhecida como o Qt ou GTK - a EFL.

Mas nem por isso é pouco utilizada. O maior exemplo disso é a Samsung, que é o maior apoiador do projeto. E o Tizen (O sistema mesmo) tem seus apps sendo exibidos usando ela.

Qual a vantagem? O Ambiente é rico em efeitos e mesmo assim não usa muito do processador, e menos ainda, da memória.

O ambiente Environment versão 17 (E17 pros mais intimos), ou o Moshka (fork do E17) fica tão leve apesar dos recursos de visualização, que muitos comparam ele com o XFCE, ou com o tamanho do LXDE. Mas ao meu ver, ele está como o LXDE no tamanho e consumo de RAM, mas com recursos a mais que o XFCE4 - ficando entre o XFCE4 e o KDE, se tratando de recursos.

Mas me pergunto, vocês sabem aonde posso encontrar informações de como criar apps usando ela?
Vasculhando a web está sendo difícil encontrar algo expecífico, como num passo a passo.

4 curtidas

O melhor tutorial que eu achei foi esse:

https://www.enlightenment.org/develop/efl/start

A o kit EFL não é complicado de usar, o principal problema é que ela é seguimentada em dezenas de bibliotecas que são relativamente independentes

1 curtida

Agora já conteúdo em português, aí é ainda mais difícil, né?

um…
parece que nossas mentes estão em sincronia.
faz pouco tempo que estava pesquisando sobre o Enlightenment e o tizen.
pois bem no site do tizen eles disponibilizam um sdk de desenvolvimento,mas talvez não seja isso que esteja procurando.
mas acredito que para desenvolver usando EFL terá de ler sua documentação e colocar a mão na massa, conteúdo em português só se for um milagre

Como com o Linux nos dá a liberdade para voar tanto alto como baixo, estou estudando (por pesquisar mesmo) a possibilidade de um:

Raspberry Pi Zero + Alpine OS + Moshka Desktop + Apps em GO.

Quem sabe nem dá a ideia para uma nova distro pra dispositivos de baixo custo/consumo e com desempenho rasoavel, e que dê pra um brasileiro montar na sua própria casa?

Amo Open Hardware de baixo custo (R$).

2 curtidas

nessa receita só faltou processadores openrisc ou riscV

1 curtida