Criando um Desktop Semelhante ao Steam OS

Antes de começar o tópico quero salientar que para realizar este procedimento é necessário ter permissões de root, pois você irá mexer em configurações sensiveis do sistema.

Olá Gostaria de compartilhar o “meu método” de customizar o linux para se paracer um steam OS, na realidade esse método só adiciona uma entrada no seu gerenciador de Desktops.

Bom vamos começar:

Primeiro instale os seguintes pacotes em seu sistema: a steam e o openbox.

sudo apt install openbox steam

depois faça uma cópia da pasta /etc/xdg/openbox/ para /home/$USER/.config/ desse modo:

cp -r /etc/xdg/openbox /home/$USER/.config

Após isso, abra o arquivo /home/$USER/.config/openbox/autostart e cole o seguinte trecho de código:

error=-1
  steam -tentfoot
  while [ $error -ne -2 ]
  do
    pgrep steam > /dev/null
    error=$?
  if [ $error -eq 0 ]
  then
    pkill -u $USER
    exit
  fi
  sleep 2
done

Após isso crie um arquivo em /usr/share/xsessions/steam.desktop com o seguinte conteúdo:

[Desktop Entry]
Name=Steam openbox
Exec=/usr/bin/openbox-session

após isso finalize a sua sessão atual e vá para seu gerenciador de desktops e clique na opção de alternar entre os ambientes e selecione Steam openbox no icone da engrenagem como na imagem abaixo:

Edit:

Detalhes adicionais o script acima no arquivo autostart é meramente para verificar se a steam foi fechada e sair dela você volta para o seu gerenciador de desktops automaticamente. no meu caso houve um ganho de desempenho nos jogos por usar o openbox em vez cinnamon.

3 Likes