Criador de Pendrive bootavel do ubuntu não permite usar o espaço restante

Tenho um pendrive de 32Gb. criei um pendrive bootavel do ubuntu. não consigo usar o espaço restante nem criar uma partição com esse espaço não alocado.

tentei usar o Gparted mas não obtive exito.

Lembro que isso já aconteceu comigo e só consegui corrigir depois que formatei o pendrive com o Rufus para Windows.

Antes o pendrive estava como se estivesse travado.

2 Curtidas

vou testar com outros programas, qualquer coisa aviso aqui.

Valeu

Rapaz não precisa programa pra fazer um pendrive de boot do Ubuntu não.
1 - Formate o pendrive em fat32 com esquema UEFI ou MBR se for usar em computador antigo.
2 - Monte a imagem do ubuntu e copie os arquivos pra dentro do pendrive.
3 - Pronto! Só isso msm. E ainda vai poder usar o espaço restante sem problema nenhum.

2 Curtidas

Creio que o unetbootin https://unetbootin.github.io/ faça exatamente isto, as outras opções que conheço não deixam o restante do pendrive livre, mas geralmente avisam sobre isto.

2 Curtidas

Etcher? O Etcher cria midias readonly para arquivos ISO em MBR que só permite duas partições primaria, faz o que o @kalebesouza disse e terá sucesso

1 Curtida

Francamente nunca entendi essa necessidade de “programa pra fazer pen bootavel” Eu só monto a iso, copio os arquivos pro pendrive e instalo. Simples assim.

1 Curtida

Eu ja tentei usar um pendrive de boot com o clonezilla e usar o restante dele como partiçao de dados pra usar. Ate conseguia montar no linux,mas o windows… Nao teve jeito dele reconhecer as partiçoes adicionais.

Manda a saida do ‘fdisk -l’ desse pendrive para ver como esta particionado.

1 Curtida

Isso pq o seu pendrive está com a partição marcada como primaria e ativa, dessa forma basta jogar os arquivos, caso esteja somente formatado como FAT32, por exemplo, não dará boot.

Quando a pessoa não sabe deixar desse modo, via terminal ou prompt, indicamos uma aplicação, pois basta selecionar a ISO e o pendrive, os bastidores fica por conta do app.

1 Curtida

Ahhhhh. NO! É simplesmente do jeito que falei. O truque tá só em deixar o esquema de partição em gpt ou mbr, coisa que a maioria dos gerenciadores de discos já ajustam automaticamente.
Ps. Se o pendrive tiver em MBR ainda funciona com o Ubuntu por conta do arquivo efi incluso dentro da iso. Qualquer duvida estou a disposição para esclarecer.

1 Curtida

Se tive duvidas. Posso gravar um vídeo intuitivo mostrando passo a passo o procedimento.

2 Curtidas

vou testar agora, mas de qualquer forma acho legal ter um vídeo.
Valeu pela disposição

2 Curtidas

Use o “Mintstick”, vai facilitar muito a sua vida.

1 Curtida

Antes verifique no terminal se o seu Pendrive não está corrompido:

sudo fsck /dev/sdc

OBS.: No meu caso o pendrive é identificado como /dev/sdc mas no seu caso pode ser diferente

1 Curtida

ainda sem sucesso por aqui.

formatei o pendrive pelo gparted tentei usar tanto o gpt quanto o msdos. Coloquei a partição como boot. copiei os arquivos da ISO para o pendrive mas sem sucesso.

reparei que quando o criador de disco inicializavel do windows cria o pendrive a partição fica como ISO 9660

enfim, vou continuar a pesquisar

Rapaz pois aí é treta na sua bios. Tem outra explicação não. A não ser q sua iso esteja se corrompendo por algum bug sei lá.

1 Curtida