Criação de partição para o Ubuntu 20.04 LTS a partir do Ubuntu 18.04

Saudações membros do fórum!
Atualmente estou utilizando o Ubuntu 18.04 e quero migrar minha máquina para o 20.04 LTS.

Bem, eu já criei o pen drive bootável com a ISO do Ubuntu 20, configurei a BIOS e fiz um teste do sistema rodando o modo live no pen drive, porém não instalei o sistema ainda.

Quero criar uma partição exclusiva para o 20 a partir do Gparted no 18.04, e posteriormente apagar o Ubuntu 20 do HD. Minha pergunta é como devo fazer isso?

Abaixo segue as especificações do meu notebook e como está atualmente o particionamento do HD:

Pq não atualiza direto pelo terminal?

não sei se você sabe que atualizando pelo terminal pode deixar o sistema mais lento, pois é como se você tivesse windows 7 que usou por 3 anos e depois atualizou ele pro windows 10 sem perder arquivos os programas.

Instalando um sistema operacional do 0 faz com que ele rode mais liso, pois não vai ter o “lixo” dos arquivos do configuração e carregamento do sistema na versão anterior

Pode ser, mas o meu eu usei o 18.04 por bem pouco tempo até vir o 20.04, aí preferi atualizar pelo terminal mesmo… mas sim, pretendo anotar a longa lista de programas instalados e fazer uma instalação limpa em breve… só perguntei porque me parece uma solução mais simples que fazer o que vc propõe… penso que uma solução possível é ainda criar uma /home pelo LiveUSB ainda com o 18.04 instalado, aí simplesmente instalar o 20.04 sobre a raiz do 18.04 (formatando a mesma), creio ser mais fácil assim. Seria algo semelhante ao que se faz no Windows, mantendo os arquivos no D: e reinstalando direto sobre o C:, sem criar nenhuma nova partição. Será que me fiz entender? Tô tentando ajudar…