Crash's Frequentes em diversos aplicativos

Galera, após um pouco mais de um mês de ótimas experiências e muito aprendizados no Ubuntu, estou tendo uma má experiência.

Começaram a dar alguns crashs em vários apps. Tudo começou em apps de video chamada como zoom, skype e google meet, onde ai tentar inicializar a web cam, o sistema ficava totalmente travado, me obrigando a desligar pelo hardware. Depois disso apps novos como o que o Dio sugeriu no blog recentemente sempre dando crash tbm. E agora até o TextMaker do pacote FreeOffice2018 começou a dar problema.

Devo fazer igual ao Windows e formatar tudo, ou existe alguma opção mais inteligente e menos trabalhosa?

Se tiver de formatar, tem alguma forma de fazer um backup dos meus programas ou só reinstalando tudo novamente?

desde já agradeço!

1 curtida

Que esquisito. Qual versão da distro você instalou e qual programa você usou para gravar o arquivo .iso?

20.04. Não lembro do nome do programa. Estava funcionando perfeitamente. Agora acho q o jeito vai ser formatar e reinstalar né?

A propósito, qual é a melhor forma, se houver, de manter uma lista de programas para reinstalar?

Se eu fizer back up da minha pasta home, em outra partição, vai dar certo para quando eu reinstalar? No caso ter a pasta home em uma outra partição?

1 curtida

Uso o Etcher (link: balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives) para gravar o .iso de qualquer distro no pendrive. Pelo menos para mim, funciona muito bem.

Sobre a lista de programas, no ano passado criei um arquivo .sh cujo seu objetivo é instalar os programas em .deb e Flatpak. (Usei esse vídeo como base: Criei um SISTEMA que se configura SOZINHO 👀 - YouTube)

Sobre o backup, eu só copio e colo as coisas no meu HDD externo e numa partição automaticamente.

Sobre a formatação e particionamento, espere alguém ver esse tópico, talvez haja alguma solução nesse ponto. Na época em que instalei o Ubuntu, não separei as partições.