Crashs aleatórios ao iniciar

Galera, eu já uso Linux tem um tempinho (Ubuntu), mas como tive uns problemas pra rodar alguns games, seguindo a recomendação de um colega aqui do fórum, estou fazendo uma instalação limpinha.
Eis o problema, o sistema congela, aleatoriamente, me forçando a reiniciar meu notebook. Tentei usar o Linux Mint, achando que poderia ser algum problema da distro ou sei lá, mas dá no mesmo aqui também. O sistema inicia, e na hora de mostrar o desktop, a janela fica toda preta, mostrando apenas o mouse, e só. Quando consigo fazer iniciar, uso por um tempo, e trava de novo. Isso não acontecia antes. Alguém sabe o que pode ser?

é note ou pc?
qual sua configuração?
Congelar pode ser por vários motivos. Um deles é por causa da placa de vídeo, ou pode ser até a bios.

O ideal é ver o journal para ver se tem alguma informação que ajude.
por exemplo tente ver as últimas 50 mesagens

journalctl -n50

Vc consegue acessar um outro console tty?
por exemplo

Com o atalho do teclado

ctrl+alt+F4
Tenta instalar o Manjaro.

No caso, eu uso um notebook gamer Acer.
Intel I5 7700, GTX 1050 Mobile, 8GB de Ram, 1TB de HD. Uso em dual boot com Windows, sendo uma partição de 350GB dedicadas pra distro Linux (que aumentarei com o Gparted, caso eu consiga resolver esse meu problema). Até o momento, tenho apenas os drivers da placa de vídeo instalados, e só. Todo o resto veio instalado junto do Mint.
Usei esse comando de journalctl -n50 que vc falou, mas não vi nada fora do normal.
Normalmente, ele trava sempre que faço algo que requer que eu reinicie o sistema. Por exemplo, após o término da instalação da distro, ou após trocar drivers da placa de vídeo, atualizações, etc. Qualquer ação que me exija reiniciar o sistema, se eu confirmo que aceito reiniciar, ele congela tudo.

tenta instalar uma interface mais minimalista, lxde, lxqt, xfce…

tente desativar o kms
adicione na linha do kernel

nomodeset i915.modeset=0 nouveau.modeset=0"

Vlw galera, mas acho que o Mint parou de travar aqui. Qualquer coisa, abro outro topico. Só dei uma atualizada nele, e aparentemente, tá normal.