Corrigindo problemas de idiomas no Gnome

É meu primeiro texto escrito para um site especializado em Linux. Não sei se o problema aparece em outras distros com Gnome 3.38, mas imagino que nas rolling release o bug pode se apresentar. E a solução é mais simples do que parece!

Tá no Manjariando… :wink:

5 Curtidas

Oi… Eu tenho uma dúvida boba e acho que essa e a melhor board para perguntar…

Estou com o Kali 2021.1 instalado e dentro do terminal algumas teclas estão trocadas… Como o “P” que vira “*” eu já tentei mexer nas configurações do teclado e colocar em português… Já achei que fosse no meu windows o problema… Mas acho que é algum comando de teclado mesmo que eu não estou sabendo configurar

1 Curtida

Olha, de Debian eu conheço pouquíssimo… mas o primeiro é verificar os idiomas no locale.conf e ver se o pt_BR utf.8 está descomentado no arquivo

Estou tentando revirar tudo na interface gráfica pra ver se consigo consertar mas não acho nada…

E usar o terminal assim está fora de questão… Pq muitas letras importante para comandos foram substituídas por números e outros caracteres

Tbm não acho nenhum vídeo pra configurar nessa versão

Beleza… Consegui mudar o idioma do Kali mas não resolveu o problema… Mexi no locales e coloquei em português… Meu teclado não mudou

Pra vcs terem uma ideia eu tive que digitar os comandos fora da VM, colar no terminal e dar enter… Pq como eu disse muitas teclas foram substituídas por outros caracteres

P vira *? Consegue tirar o layout do teclado do DVORAK? :joy:

Dio me deu um feedback de que a codificação dos caracteres pode estar errada

Pelo seu feedback meu teclado está em DVORAK
E ouvindo a sugestão do Dio eu preciso colocar em UNICODE UTF-8, correto?

Se sim… Me diz como eu faço, porque se der pra mudar através da interface gráfica pra mim fica mais fácil… Mudar pelo terminal também dá, só é mais chato ksksksk

Well, basta ir nas configurações do GNOME, procurar por “Idioma” e selecionar um layout de teclado padrão, muito provavelmente Português (Brasil) ou br-anbt2

1 Curtida

É isso, uma coisa é o idioma da interface, outra é o layout do teclado… no meu caso, eu uso como idioma castelhano-Chile (es_CL), outra é o teclado, que uso abnt2… o controle do teclado fica nas configs de região e idiomas do Gnome