Corporativo + OpenSource + Bora iniciar um papo legal sobre o assunto?

Ola pessoal!
Sou novo Plus do DIO, mais ja consumo o conteúdo do canal á um bom tempo(ótimo canal)
Estou aprendendo e tentando mergulhar no mundo opensource mais estou voltado para o caminho corporativo, tento elevar meu conhecimento para atender meus clientes e tenho dados alguns passos ótimos, conquistei alguns clientes com o bom argumento da economia de licenciamento. Atualmente tenho em minha carteira clientes com AD Linux e também servidor de Banco de dados em Linux. Gostou muito do CentOS e utilizo ele como OS Server nos servidores da empresa, não que já não tenha usado Ubuntu para alguns serviços também.
Gostaria de iniciar um papo com o pessoal do canal(em especial ao Sr. Dio :slight_smile: ) para tentar fomentar uma linha no canal para esta finalidade corporativa. Lembrando que sou noob em Linux e tenho muita coisa ainda para aprender. Tenha varias ideias e anseios neste ramo.
Alguém mais se interessa pelo assunto ?

6 curtidas

Tenho pensado nesse mesmo sentido, com foco em soluções para Psicólogos, categoria profissional à qual pertenço. Até o momento não passam de ideias, mas acho essa abordagem muito importante para um futuro com mais plataformas open source.

2 curtidas

Sim. Eu gosto de prestar serviços para diferentes ramos de negócio justamente com a finalidade de ajudar e apresentar para os “N” mercados e ramos da minha região. A minha contribuição Linux hoje no mercado e estritamente em Infra/Segurança de rede e dados. Mais ótimo saber que não somente eu penso desta forma. Eu acredito que o canal do @Dio poderia ter um braço voltado para a parte empresarial de alguma forma.

Também tenho interesse no assunto, se quiser chamar no privado, estou a disposição.

Meu conhecimento é na base Debian, quando trabalhei na FeniX, implantei uma metodologia que visava convencer o cliente a não trocar o Linux pelo XPirata, e eramos bem sucedidos na grande maioria dos casos.

1 curtida

Opa, eu realmente adoro esse assunto, qual a sua ideia sobre esse espaço voltado para o ramo empresarial? Só pra eu entender se conseguiremos atender :slight_smile:

1 curtida

Bora discutir sobre, tenho experiência sobre uma tentativa falha de implantação de Linux em uma empresa AHAHAHAHHA

1 curtida

Eu adoraria uma boa solução em shell script para administrar o Samba AD usando o samba-tools e o pdbedit. Tabém seria ótimo conhecer uma solução de gerenciamento de impressora com cotas (que não fosse o pykota) para gerenciar o número absurdo de impressoras que temos lá no trampo.

2 curtidas

Bom dia a todos! Espero que FDS de todos tenha sido ótimo.

A minha ideia e crua, espero que a galera interessada aqui do fórum possa ajudar a amadurece-la, saber se e viável e etc.

Desenvolver um material voltado para ambiente corporativo seja para usuário final ou para ambiente Servidor. Trazendo uma abordagem didática para ensinar técnicos e usuários finais a trabalharem com ferramentas Linux.

Vejo que é muito difícil para um usuário trocar uma ferramenta, exemplo MS Office por exemplo por um WPS Office.

Eu falo muito isso para alguns colegas na empresa e acredito que vocês já disseram ou ouviram o termo: “Mudou a cor da grama…”

Bem acredito que para um usuário e muito difícil migrar de tecnologia uma vez que praticamente usou a mesma sua vida toda. Eu mesmo ainda me rendo as facilidades por questões de não ter tanto tempo quanto eu gostaria para estudar.

Os fóruns e artigos (VivaOLinux ou HowToForge) e tutorais sempre me ajudaram muito em meus estudos, sou muito de pesquisar soluções para o meu trabalho.

A @Diolinux tem vários canais com material relevante. Fiquei pensando que poderíamos ter um braço nestes canais voltado para a criar material e entregar a usuários e técnicos este tipo de conteúdo.

Até mesmo formas de mostrar aos donos de empresas os benefícios de ter um ambiente misto ou inteiramente Linux. Não somente aquela receita de bolo mais material com explicação consistente para crescimento profissional e intelectual desse nosso povão brasileiro.

Constatando o fato que o Canal já tem bons seguidores e uma certa popularidade entre os amantes de Linux isto pode alavancar mais o canal a comunidade Linux irá crescer e podemos ajudar mais pessoas em suas carreiras.

Desculpe se fui extenso ou vago, ou até mesmo com meus erros de português, espero ter me feito claro o suficiente para amadurecer esta ideia e que sabe vira um projeto legal para a Comunidade e também para o @Diolinux.

@Daigo @Dio @Kazvko @rberlim

:rofl::rofl::rofl::rofl:
Conte nos mais @doretox

É exatamente no que estou trabalhando. No exato momento, estou criando a parte básica, gratuita, apresentando os Desktops Enviroment do mundo Linux. Em seguida, farei um vídeo explicando como baixar e gravar a ISO do Mint no pendrive, a instalação e pós-instalação do mesmo. Daí, partir para outras questões.

2 curtidas

Pô legal, bom saber que não é bobagem da minha cabeça acho que pode render algo bom. Hoje vou ter um tempo para aquele conversa @Daigo
Confesso que tenho ideias mais ainda não tive iniciativa ainda para iniciar. como não tenho muitos colegas no ramo fica difícil pra mim fazer um projeto complexo com vai ser este, estou abrindo pra ver se tem no fórum uma galera pra fazer em conjunto ai podemos ter mais força e eficiência

Para boa aceitação dos usuários é importante ter em mente a gestão de mudança. Há profissionais especializados nisso. Quando a mudança não é transparente ao usuário, é preciso fornecer treinamento, tempo e incentivo. Também é esperado uma curva de aprendizado na qual a produtividade será reduzida durante a transição. Tendo isso em mente as chances de sucesso na adoção de uma solução são extremamente grandes!

1 curtida

Concordo, tem que ser um planejamento bem detalhado e uma equipe pra executar. mais tb acredito que pode render bons frutos

Trabalhei na distro FeniX e fui responsável por implantar a metodologia que serviu para convencer os usuários a desistirem de trocar o sistema que era produzido pela empresa pelo XPirata. Conseguimos uma redução enorme dessa troca de OS.

1 curtida

Você tem algum material pra iniciar o projeto ?

Estou nesse exato momento editando os vídeos sobre Desktop Enviroment.

Show.
vamos agudar mais pessoas interagir quem saber reunimos um grupo legal pra falar sobre o assunto

Se vc procurar, verá q eu criei um tópico parecido e ninguém respondeu.

Entendo. Bem interessados por enquanto é você mais vamos ver se o @Dio entra na discussão, quem sabe ele acabe se interessando. É um projeto que não da pra fazer sozinho no meu ponto de vista.

Sabe, em parte, esse tipo de conteúdo poderia ser entregue por aqui mesmo, já pensou em elaborar artigos e compartilhar aqui? Pode ser legal.

2 curtidas