Copiar arquivos de uma distro para outra

Boa noite pessoal
Estou usando o Linux LMDE 5 . Sou Radioamador e, usamos sempre o rádio conectado ao computador para fazer modos digitais , essa conexão através de um adaptador serial USB ch340 , no meu caso .
No LMDE foi automático , instalei, atualizei o sistema e já estava tudo pronto . Instalei o Zinc Linux para testar também , só que nele estou com dificuldades de habilitar o ch340 e até mesmo instalar o driver . Pensei em : no LMDE copio os arquivos de instalação do CH340 e passo para o pendrive e copio tudo no Zinc Linux , é possível ? Se sim qual o procedimento ? Já procurei no LMDE no /dev e não encontrei nada .

No LMDE você instalou o driver ou o próprio sistema ja detectou o seu adaptador USB? Porque muitos drivers vem no kernel ou em pacotes como “linux-firmware” (este é o nome do pacote no Arch Linux, cada distro é livre para colocar a nomenclatura que quiser e ter ou não o pacote).

Boa noite Pio
No LMDE foi tudo automático , super tranquilo , já no Zinc , se dou um lsusb , ele aparece lá conectado , instalei uns 4 drivers e nada de reconhecerem o serial .

Compare a saída de uname -r e lsmod nas duas distros com o rádio plugado. Isso vai listar os drivers carregados.

Não adianta copiar um arquivo do /dev via pendrive. Sistemas de arquivos que não foram pensados para Linux não aceitam o tipo de arquivo especial que esses arquivos são, e mesmo se fossem copiáveis, eles são inúteis sem o driver correspondente.

Eu queria muito te ajudar. Se for no Arch está resolvido com esse pacote instalado pelo AUR.

https://aur.archlinux.org/packages/i2c-ch341-dkms

yay -S i2c-ch341-dkms

Obrigado @mauriciodelima , infelizmente é com o Zinc rssrsrrs .

@Capezotte não deu certo mesmo . Tentei … Pesquisando hoje por voltas das 2 da matina em um site de arduíno , tentei um procedimento pelo terminal , parecia estar dando tudo certo . Etapa final era dar Reboot e estaria pronto . Está do mesmo jeito . Não vou me debruçar nisso porque o Zinc é só para testar uma distro diferente .

Obrigado pela ajuda pessoal , de coração .