uma das coisas que mais me fascina no linux é a possibilidade de vc só copiar os arquivos de um lugar pra outro, instalar o bootloader (grub), editar o /etc/fstab e usar sua distro linux sem problemas, vc pode fazer isso de um hd pra um pendrive, de um pendrive pra um cartão de memória, da memória ram pra rede… as possibilidades são enormes.
e não tem muito tempo eu me lembro que alguém postou aqui no fórum (e respondi alguém no reddit também) como fazer pra transferir um sistema operacional de um hd pra outro. E eu respondi exatamente dessa forma (eu acho), copiar os arquivos de um hd pra outro e instalar o bootloader nesse hd novo.
aí me veio isso na cabeça, “isso no windows é possível?”
resolvi testar na prática! fiz uma partiçãozinha de 60 gigas no meu HD, dei boot no instalador do Windows, entrei no cmd e fiz:
xcopy C:\*.* F:\ /c /q /e /k /r /h /o /x /b
a cópia começou normal, e deu vários erros, me lembro só do erro de acesso negado, eu os ignorei, restaurei o bootloader:
bcdboot f:\windows /l en-us /f bios /s f:\
reiniciei, entrei no arch e reconfigurei o grub
sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
o resultado final não foi o esperado, o hd começou a ser usado aleatoriamente e não chegava no winlogon.exe, só passava pelo “boot splash”
alguém já experimentou fazer esse “clone” a nível de sistema de arquivos? não achei tutorial nenhum na internet explicando (ao menos explicando pra windows 10)
queria fazer isso principalmente porque meu windows está muito fragmentado e, ao menos até onde sei, copiar todos os arquivos de um lugar pra outro os “desfragmenta”