Copia de raiz windows a nível de sistema de arquivos, é possível?

uma das coisas que mais me fascina no linux é a possibilidade de vc só copiar os arquivos de um lugar pra outro, instalar o bootloader (grub), editar o /etc/fstab e usar sua distro linux sem problemas, vc pode fazer isso de um hd pra um pendrive, de um pendrive pra um cartão de memória, da memória ram pra rede… as possibilidades são enormes.

e não tem muito tempo eu me lembro que alguém postou aqui no fórum (e respondi alguém no reddit também) como fazer pra transferir um sistema operacional de um hd pra outro. E eu respondi exatamente dessa forma (eu acho), copiar os arquivos de um hd pra outro e instalar o bootloader nesse hd novo.

aí me veio isso na cabeça, “isso no windows é possível?”

resolvi testar na prática! fiz uma partiçãozinha de 60 gigas no meu HD, dei boot no instalador do Windows, entrei no cmd e fiz:

xcopy C:\*.* F:\ /c /q /e /k /r /h /o /x /b

a cópia começou normal, e deu vários erros, me lembro só do erro de acesso negado, eu os ignorei, restaurei o bootloader:

bcdboot f:\windows /l en-us /f bios /s f:\

reiniciei, entrei no arch e reconfigurei o grub

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

o resultado final não foi o esperado, o hd começou a ser usado aleatoriamente e não chegava no winlogon.exe, só passava pelo “boot splash”

alguém já experimentou fazer esse “clone” a nível de sistema de arquivos? não achei tutorial nenhum na internet explicando (ao menos explicando pra windows 10)

queria fazer isso principalmente porque meu windows está muito fragmentado e, ao menos até onde sei, copiar todos os arquivos de um lugar pra outro os “desfragmenta”

Dessa forma nunca tentei, nem tenho certeza absoluta se seria possível com o sistema rodando, provavelmente esses erros que você está tendo podem ser arquivos de sistema que o windows está utilizando e está barrando sua tentativa de cópia. O ideal seria fazer a cópia um boot através de um sistema live e tentar a partir daí.

Boa sorte!

e isso foi o que eu fiz:

Como vc deve ter em mente as permissões do Windows são bem restritas a nível de núcleo mesmo sendo admin, a clonagem de arquivos so e bem sucedida com programas de terceiros onde se carrega um pre-boot(ou winpe)
Geralmente vc pode pesquisar por Clonagem de disco que vai ter muita coisa explicando sobre… Eu nunca testei pq isso bagunça o alinhamento de partições, e pra mim um certo obstáculo ja me tira bastante tempo

O Windows é bem limitado nisso, aparentemente há vários problemas nisso, como principalmente os drivers, o Windows não permite mesmo esse tipo de operação…

Inclusive, imagine que há drivers pra suas unidades de armazenamento, uma vez os discos alterados começão os problemas, e para resolver isto é preciso ‘subir’ o sistema… Por isso, acredito, é necessário programas de terceiros pra contornar coisas como essa…

As permissões do Windows (NTFS) é muito bem elaborada, deve haver detalhes que não passam desapercebidos por elas também…

Cara, acho que o que você quer fazer se chama espelhamento de sistema operacional, tem um vídeo do rato borrachudo sobre isso, espero que ajude Formatação Completa do PC e fazer Espelhamento de S.O - TecRatão - YouTube

essa é uma das razões de o porque eu quero usar “filesystem-based cloning” ao invés de “block-based cloning”, bagunça as partições, clona até arquivo deletado, se eu for clonar um hd vai clonar o tamanho daquele hd… uma bagunça

isso que eu quero fazer não precisa de drivers, pouco importa se o windows suporta isso ou não, no caso do filesystem-base cloning (que é o que eu quero fazer), é entrar em outro SO, copiar as coisas de um hd pra outro (ou uma partição pra outra), consertar uma coisinha ou outra e sair usando.

é essa parte que talvez esteja me parando, o xcopy do windows 7 copia tudo normalmente (de acordo com feedbacks na internet), esse problema aparentemente só acontece no windows 10

como eu disse anteriormente, não quero “block-based cloning”, eu quero “filesystem-based cloning”

vim aqui quase 2 anos depois dizer que encontrei essa resposta, e a resposta é DISM.

já tinha descoberto isso a muito tempo, mas não lembrava desse tópico e acabei caindo nele por acaso, a resposta então é simples:

capture a imagem do seu windows com o dism, e aplique ela aonde vc quiser, e vc terá um clone do Windows a nível de arquivo.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.