Fala, galera! Tudo bem?
Tenho um serviço cloud com Debian 11 e gostaria de saber se é possível converter uma unidade ext4 para LVM sem perder os arquivos.
Não tenho muito conhecimento sobre e gostaria de ajuda.
Abraços e obrigado desde já.
Fala, galera! Tudo bem?
Tenho um serviço cloud com Debian 11 e gostaria de saber se é possível converter uma unidade ext4 para LVM sem perder os arquivos.
Não tenho muito conhecimento sobre e gostaria de ajuda.
Abraços e obrigado desde já.
Então, o LVM faz gerenciamento de volume logico, ou seja ele cria um volume logico maior juntando vários dispositivos para tornar um único dispositivo maior.
Tipo você pega 4 SSD de 1TB e com o LVM você teria 4TB que é a soma dos 4 dispositivo.
O ext4 é um filesystem, ele não é um gerenciador de volume logico.
O filesystem existe para marcar endereços e pastas dos arquivos no dispositivo de armazenamento.
Marcando também a data e hora da criação do arquivo, nome do arquivo, permissão de acesso, essas coisas.
Alguns filesystem podem ser convertido para outro filesystem, mas como o LVM não é um filesystem, o proposito dele ser outro então a sua pergunta não faz sentido.
Agora se da para implementar um LVM sem a necessidade de formatar o ext4 dos dispositivo, eu não sei como faz.
Eu sei que o RAID precisa formatar já o LVM eu não sei.
Vou te dar uma ideia, vai em uma loja de informática e compra um SSD do tamanho suficiente para você copiar os dados e pede junto um case de USB para plugar o SSD direto na porta USB.
Ai vai ficar tipo um SSD portável.
O case é isso aqui o: https://www.amazon.com.br/Case-transparente-original-transmissão-6gbps/dp/B07K2F1B2S/ref=asc_df_B07K2F1B2S/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379794903065&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=9511413479519753700&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001589&hvtargid=pla-593310455491&psc=1
Ai você pluga o SSD dentro dessa caixa transparente e usa a USB do case para plugar o SSD na USB para usar tipo um pendrive.
Eu tenho um SSD de 480GB plugado em um Case USB 3.0 e funciona direitinho é so plugar o SSD na porta USB do PC.