Controvérsias no compartilhamento de informações no Dual boot

Bom dia, estou com uma dúvida e não achei nenhuma resposta clara sobre isso, vou utilizar dual boot entre pop os e Windows, ambos instalados em um ssd m.2 nvme de 512gb, porém eu tenho um hd de 1tb parado aqui, e gostaria de usá-lo como armazenamento de dados, isso não inclui instalações, seria como um “pen drive” gigante, ou seja, não preciso de velocidade, somente estabilidade e que os arquivos ali dentro sejam reconhecidos tanto no pop como no Windows. Olhando em alguns tópicos, vi gente falando que utilizar ntfs seria compatível em ambos, só que também vi gente falando que não seria compatível, se for compatível, a formatação do hd sendo feita no Windows ou no pop irá interferir em algo? (eu acredito que não, mas vi alguns tópicos entrando em controvérsias quanto a isso), vi em um tópico uma pessoa que recomendou formatar o hd em fat32, isso é realmente viável? os arquivos seriam reconhecidos tanto no Windows como no linux? Desde já agradeço a todos e desculpe a minha ignorancia! Em casos normais eu testaria para saber se funciona ou não, porém como é um hardware novo e ainda não chegou, estou ansioso em relação a isso!

Não use FAT32, esse formato é antigo e tem muitas limitações. Hoje, pelo que eu saiba, utiliza-se esse formato apenas para a partição de bootloader, algo que você não precisa se preocupar, já que está conseguindo fazer o dual boot.

Tanto Windows quanto o Pop OS vão conseguir utilizar o formato NTFS, o Windows deve montar o disco automaticamente (lembre-se de desativar o fast boot no Windows), enquanto no Pop, para montar durante o boot, você deve alterar o arquivo /etc/fstab com as informações relevantes.

Não sei seu nível de conhecimento mas, caso outras dúvidas apareçam, só ir falando.

1 curtida

Uma forma ainda mais simples seria usar o app “Discos” que já vem com o sistema e marcar o HD/SSD com NTFS para inicializar com o sistema.

Ainda assim, caso os dados lá sejam acessados de forma mais esporádica e nada do seu sistema depende de puxar dados dele o tempo inteiro ou com muita frequência, deixar ele lá e simplesmente clicar nele quando quiser, para ele montar no clique, também deve funcionar. É assim que eu uso o HD NTFS que eu tenho aqui.

2 curtidas

Muito obrigado pela resposta, então, eu sou iniciante no Linux ainda, nunca realizei um particionamento de disco manualmente, quando você diz que devo montar o disco, como isso funciona? eu ainda não estou com os sistemas instalados, as peças que faltam para terminar de montar o pc devem chegar hoje, teria como configurar a montagem do disco durante a instalação do Pop? e isso seria mais fácil ou só complicaria?

Acredito que essa seja a melhor forma realmente, muito obrigado Dio e ian pela ajuda!!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.