Controle wireless não conecta ubuntu

Olá galera, eu comprei um controle wireless que é parecido com o do xbox 360 mas parece ser generico, ele veio com um adptador porém quando plugo e ligo o controle ambos ficam piscando e nunca conecta. Já fiz o teste no windows e funcionou bem, alguém pode me ajudar?
Ubuntu 20.04.3

Olá e boas vindas ao fórum. Por favor, leia o seguinte tópico antes de mais nada, pois sem o mínimo de informação, não podemos adivinhar :vulcan_salute:Como fornecer boas informações

  • Abra o terminal e rode o seguinte comando: lsusb e nos mande o output;
1 curtida

Olá, perdão pelo post com poucas informações, vou melhorar na próxima
o output do comando foi esse:

Manda o resultado do mesmo comando novamente, mas sem o adaptador plugado, por favor

sem o adptador:

Ok… Pelas saídas do terminal, ele conseguiu detectar o adaptador, menos mal. Por acaso esse controle tem como usar cabeado? Se sim, testa e vê se funciona. Acho que pode ser a falta do driver para o controle do Xbox. Talvez tentar atualizar o sistema com o controle plugado com o cabo ajude.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean

Infelizmente ele é somente wireless mesmo, não possui o cabo. Tentei rodar o comando mas parece ainda não ter surtido efeito, mas agradeço a ajuda maninho.