Controle genérico no GTA V

Eae gente, instalei alguns jogos meus da steam no meu Ubuntu 18, e para maravilha só plugar o controle de ps2 generico e tudo funciona uma maravilha. Porém logo no GTA V, o analogico direito, ele não funciona, só vira para os lados. eu troquei de jogo e de controle e está tudo funcionando, é algo do jogo e não do controle.

Lembro que no windows, tinha certos jogos que você precisava “converter” o controle generico para o windows reconhecer como controle de xbox, GTA era um desses jogos. Porém, a maravilha aqui tudo funciona sem fazer nada, mas logo esse pequeno detalhe mata de vez a possibilidade de joga rpelo controle…

Os tutoriais que encontro são apenas para windows, quem conseguir dar uma ajuda, agradeço mesmo!!!

Para jogos desse tipo, a Steam pergunta se vc quer baixar uma config para seu controle, porém é algo que ela só faz no modo Big Picture.

1 Like

tenta utilizar o qjoypad, e configurar o controle por la… bem, pra mim funcionou

1 Like

Po cara, não esta funcionando nem a pau. Quando eu dou um “make” explode um monte de erro, ai dando um “sudo make install” aparece isso:

ttonw.o event.o flash.o icon.o joypad.o joypadw.o joyslider.o keycode.o layout.o layout_edit.o main.o quickset.o getkey.o moc_axis.o moc_axis_edit.o moc_button.o moc_button_edit.o moc_flash.o moc_icon.o moc_joypad.o moc_joypadw.o moc_keycode.o moc_layout.o moc_getkey.o moc_layout_edit.o -L/usr/lib/x86_64-linux-gnu -lXtst -lQtGui -lQtCore -lpthread
/usr/bin/ld: keycode.o: undefined reference to symbol ‘XKeycodeToKeysym’
//usr/lib/x86_64-linux-gnu/libX11.so.6: error adding symbols: DSO missing from command line
collect2: error: ld returned 1 exit status
Makefile:159: recipe for target ‘qjoypad’ failed
make: *** [qjoypad] Error 1

Não sei o que fazer…

1 Like

Você pode sair do Big Picture da steam e abrir o jogo normalmente que ele vai pegar a config que você baixou.

1 Like

tenta baixar pelo DISCOVER DO kde (a STORE DO KDE), geralmente por la não ocorre erro

1 Like

Cara e se eu te falar que agora não pega é nada kkkkkk

Baixei de lá mas aperto e nada acontece :expressionless:

1 Like

Tu vai no QJP, ele vai aparecer nos icones de notificação, com o botão direito do mouse você clica no icone do QJP e seleciona o Update Joystick List, e abre ele clicando com o esquerdo, lá você mexe os botôes do controle e eles ficarão azul (sendo que os axis são indentificados por horizontal e vertical. Se você não tentou assim, tenye, e dentro do QJP voce tem que escolher um botão doteclado/mouse para a função, então, você só utiliza os comandos do jogo no compudaor, descrevendo os comandos pro controle, e uma dica, a visão (axis direito) você utiliza o mouse com a opção gradiente ativada)

1 Like

Ver se essa opção está ativa

1 Like

Valeu gente, mas achei uma solulção ultra facil que esta pegando certinho agora.

Só seguir esses simples passos e uala, o controle pega pra qualquer coisa.

2 Likes

Estava procurando um programa para isso e não achava vai ser muito útil quando for usar o controle de Play 2 aqui no PC :+1::+1: