Controle de brilho por teclado e via interface não funcionam

Olá pessoal, acabei de instalar Linux Mint o meu notebook Acer TravelMate 5335, e os controles de brilho, tanto via interface quanto via teclado, não estão funcionando, lembro de ter testado o Mint a um mês mais ou menos e tudo funcionava, também enfrento esse problema com o KDE Neon, se alguém souber como resolver… (e sim, esse tipo de coisa acontece, e bem frequentemente, não foi nada que eu tenha desativado ou bagunçado no sistema)…

Olá @Iranildo, tudo beleza?

Esse é um bug conhecido do Xorg se você der uma procurada no Google vai encontrar algumas dicas que podem te ajudar a resolver o problema, no Wayland isso não ocorre.

Caso seja viável para você, migre para o Wayland que não terá mais esse problema. Mas lembre-se de testar se as aplicações que você utiliza são compatíveis com Wayland.

:vulcan_salute:

1 Curtida

dá uma olhada nesse tópico

1 Curtida

Acabei de tentar mas sem sucesso…

Esse bug é realmente “danadinho” no meu notebook depois te tentar vários tutoriais/guias/patches/rezas eu simplesmente desisti de ajustar o brilho usando o teclado.

No meu caso, pelo slider do Gnome ainda funciona então quando quero ajustar eu uso esse recurso.
:vulcan_salute:

1 Curtida

Chegou a testar essa?

Pois sé kkk
No meu caso pela interface não funciona