Controle de brilho desligando a tela!

Hora de tentar resolver um probleminha aqui que tenho.
Ao deslizar a barra de brilho (imagem) tudo funciona de acordo, porém, no limite mínimo a tela apaga totalmente - deixa de ser uma imagem escura para apagar totalmente.
Tanto faz se deslizando o controle de brilho ou utilizando os atalhos do teclado.

Tentei ver se era algum problema do Gnome… bootei uma versão KDE no pendrive… e é um pouco pior, depois que a tela apaga ela não volta, não adianta mais aumentar o brilho - pelo mouse nem se enxerga e pelo teclado não tem efeito.

Captura de tela de 2020-02-13 15-39-20

Existe alguma forma de “arredondar” essa aresta do sistema?
Obrigado.

Provavelmente deve haver algum arquivo que você pode configurar esse valor limite, mas em todas as máquinas que eu tenho, o comportamento é exatamente o mesmo.

Isso não me incomoda.

2 curtidas

Entendi, obrigado. Fiquei pensando se seria específico entre o sistema e meu hardware.

1 curtida

Eu também acho que não deveria desligar completamente a tela, mas, é o comportamento padrão, eu acho.

1 curtida

Rapaz aqui não desliga, a tela fica muito escura como deveria mas não desliga.
Fiz testes no Fedora 31/Rawhide e Ubuntu 20.04 (desenvolvimento) tanto com Wayland como Xorg.
Aqui pelo que percebo ao resgatar as configurações do brilho no boot é acionado um serviço de backlight que é repassado para o intel_backlight que é meu hardware…
https://www.freedesktop.org/software/systemd/man/systemd-backlight@.service.html

Aqui tem o comportamento semelhante, mas não chega a apagar completamente como uma vez eu já cheguei a achar, mas ela fica realmente muito (muito) escura.

Eu fiz o teste com 3 máquinas diferentes, duas full Intel e uma Intel/NVIDIA, mesmo comportamento.

É, bootei o Linux no notebook da esposa. O dela apaga muito escuro mas se iluminar com lanterna você enxerga. Engraçado. O meu desliga mesmo. Mas tudo bem, acostumei a apagar a tela agora quando saio. Até deve economizar energia quando deixo o computador fazendo algo e preciso sair algumas horas.