Hora de tentar resolver um probleminha aqui que tenho.
Ao deslizar a barra de brilho (imagem) tudo funciona de acordo, porém, no limite mínimo a tela apaga totalmente - deixa de ser uma imagem escura para apagar totalmente.
Tanto faz se deslizando o controle de brilho ou utilizando os atalhos do teclado.
Tentei ver se era algum problema do Gnome… bootei uma versão KDE no pendrive… e é um pouco pior, depois que a tela apaga ela não volta, não adianta mais aumentar o brilho - pelo mouse nem se enxerga e pelo teclado não tem efeito.

Existe alguma forma de “arredondar” essa aresta do sistema?
Obrigado.
Provavelmente deve haver algum arquivo que você pode configurar esse valor limite, mas em todas as máquinas que eu tenho, o comportamento é exatamente o mesmo.
Isso não me incomoda.
2 curtidas
Entendi, obrigado. Fiquei pensando se seria específico entre o sistema e meu hardware.
1 curtida
Eu também acho que não deveria desligar completamente a tela, mas, é o comportamento padrão, eu acho.
1 curtida
Rapaz aqui não desliga, a tela fica muito escura como deveria mas não desliga.
Fiz testes no Fedora 31/Rawhide e Ubuntu 20.04 (desenvolvimento) tanto com Wayland como Xorg.
Aqui pelo que percebo ao resgatar as configurações do brilho no boot é acionado um serviço de backlight que é repassado para o intel_backlight que é meu hardware…
https://www.freedesktop.org/software/systemd/man/systemd-backlight@.service.html
Aqui tem o comportamento semelhante, mas não chega a apagar completamente como uma vez eu já cheguei a achar, mas ela fica realmente muito (muito) escura.
Eu fiz o teste com 3 máquinas diferentes, duas full Intel e uma Intel/NVIDIA, mesmo comportamento.
É, bootei o Linux no notebook da esposa. O dela apaga muito escuro mas se iluminar com lanterna você enxerga. Engraçado. O meu desliga mesmo. Mas tudo bem, acostumei a apagar a tela agora quando saio. Até deve economizar energia quando deixo o computador fazendo algo e preciso sair algumas horas.