Continuar no Gnome ou mudar para o KDE Plasma?

Utilizo POP OS 21.04 em meu notebook, o desempenho acho super bom. Utilizo para estudar Redes e Usar Máquinas Virtuais.
Caso eu mude do Gnome para o KDE Plasma ganho algo no desempenho do sistema ?

image

1 curtida

Eu sinto o sistema mais fluído no Plasma, para mim fez muita diferença quando migrei, tanto que nunca mais voltei para o GNOME.

2 curtidas

Estou pensando em fazer isso também, só estou esperando sair o Kinoite stable para fazer a migração.

2 curtidas

A forma de trabalhar no cotidiano é ligeiramente diferente entre o KDE e o GNOME, então, além de considerar os possíveis ganhos de performance, leve em conta também a curva de adaptação.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Vou tentar usar o KDE Neon em dual boot, gosto dos sistemas base ubuntu da vida kk

1 curtida

Sim meu work flow no gnome deixo ele bem parecido da forma do windows de se usar. Vou testar aqui vlw.

3 curtidas

Sim o plasma está bem polido.

1 curtida

Cara recentemente eu fiz o caminho inverso hahaha. Usei o Kubuntu por quase um ano e resolvi dar uma nova chance pro Gnome no Ubuntu. Porém, ao invés de eu utilizar a versão customizada do Ubuntu 20.04 (que não me agrada muito), eu instalei o Gnome vanilla e estou customizando do meu jeito, com apenas poucas extensões e sem alterar o workflow.

Pela minha reexperiência de uma semana utilizando o Gnome novamente posso dizer que o Plasma é mais fluído e suave e o gerenciamento de memória me parece melhor tb. Mas é importante destacar que estou rodando ele com o Xorg, no Wayland eu sei que o desempenho é melhor.

Porém, o workflow do Gnome é muito bom, o overview da tecla super é algo único e funciona muito bem, uma experiência que eu sempre tentei replicar no Plasma mas nunca consegui direto.

Recomendo você instalar o KDE Neon ou Kubuntu (já que você gosta da base ubuntu) em uma VM ou dual boot e testar se você se acostuma. O Plasma é fantástico principalmente pela liberdade que dá ao usuário.

6 curtidas

Um interessante comparativo. O foco está no Plasma, mas o GNOME é referência constante.

1 curtida

Se você está se perguntando isso é porque algo te incomoda no GNOME, então experimenta o Plasma, o workflow é basicamente o mesmo

1 curtida

Se curte a base Ubuntu, o KDE Plasma é uma excelente escolha.

3 curtidas

Meu notebook está em dualboot, tenho fedora gnome e kde neon, gosto desses sistema pois entregam as interfaces gráficas bem próximas do vanilla, gnome e plasma são as principais interfaces do linux, sem duvidas, eu particularmente prefiro o gnome, acho ele super fluido, rápido, objetivo, sem distrações, com identidade própria, bonito e moderno, excelente para produtividade.

3 curtidas