Utilizo POP OS 21.04 em meu notebook, o desempenho acho super bom. Utilizo para estudar Redes e Usar Máquinas Virtuais.
Caso eu mude do Gnome para o KDE Plasma ganho algo no desempenho do sistema ?
Eu sinto o sistema mais fluído no Plasma, para mim fez muita diferença quando migrei, tanto que nunca mais voltei para o GNOME.
Estou pensando em fazer isso também, só estou esperando sair o Kinoite stable para fazer a migração.
A forma de trabalhar no cotidiano é ligeiramente diferente entre o KDE e o GNOME, então, além de considerar os possíveis ganhos de performance, leve em conta também a curva de adaptação.
Vou tentar usar o KDE Neon em dual boot, gosto dos sistemas base ubuntu da vida kk
Sim meu work flow no gnome deixo ele bem parecido da forma do windows de se usar. Vou testar aqui vlw.
Sim o plasma está bem polido.
Cara recentemente eu fiz o caminho inverso hahaha. Usei o Kubuntu por quase um ano e resolvi dar uma nova chance pro Gnome no Ubuntu. Porém, ao invés de eu utilizar a versão customizada do Ubuntu 20.04 (que não me agrada muito), eu instalei o Gnome vanilla e estou customizando do meu jeito, com apenas poucas extensões e sem alterar o workflow.
Pela minha reexperiência de uma semana utilizando o Gnome novamente posso dizer que o Plasma é mais fluído e suave e o gerenciamento de memória me parece melhor tb. Mas é importante destacar que estou rodando ele com o Xorg, no Wayland eu sei que o desempenho é melhor.
Porém, o workflow do Gnome é muito bom, o overview da tecla super é algo único e funciona muito bem, uma experiência que eu sempre tentei replicar no Plasma mas nunca consegui direto.
Recomendo você instalar o KDE Neon ou Kubuntu (já que você gosta da base ubuntu) em uma VM ou dual boot e testar se você se acostuma. O Plasma é fantástico principalmente pela liberdade que dá ao usuário.
Se você está se perguntando isso é porque algo te incomoda no GNOME, então experimenta o Plasma, o workflow é basicamente o mesmo
Se curte a base Ubuntu, o KDE Plasma é uma excelente escolha.
Meu notebook está em dualboot, tenho fedora gnome e kde neon, gosto desses sistema pois entregam as interfaces gráficas bem próximas do vanilla, gnome e plasma são as principais interfaces do linux, sem duvidas, eu particularmente prefiro o gnome, acho ele super fluido, rápido, objetivo, sem distrações, com identidade própria, bonito e moderno, excelente para produtividade.