Olá, pessoal. Estou instalando o archlinux no meu notebook pelo modo de instalação UEFI, e após eu configurar todas as opções ao iniciar a instalação (pelo comando ‘archinstall’), iniciou todo o processo de instalação (configuração de partição, pacotes, etc.), só que em um determinado momento, ocorreu um erro de pacote (no qual acredito já ter resolvido dando uma pesquisada no repositório do arch).
Com o problema resolvido, tem alguma maneira de continuar a instalação de onde ocorreu o erro? Pois não consegui achar dando uma pesquisada, como também se eu digitar o comando ‘archinstall’ novamente no terminal, ele irá para o processo inicial no qual preciso configurar tudo novamente (layout de teclado, partições, pacotes adicionais, idiomas, etc.).
Se a instalação do sistema nem chegou a ser concluída, não tem como “continuar de onde parou”, você pode tentar usar um chroot via live pendrive para reaproveitar algo, mas é um processo que depende muito do seu conhecimento de resolver as coisas manualmente.
Caso opte por reinstalar, as versões mais recentes do ArchInstall permitem que você salve as opções que você definiu, assim você pode reaproveitar em instalações futuras.
Lembre-se que antes de executar o archinstall é preciso instalar ele, pois a versão que está na ISO está bugada e dá erros, então é preciso rodar o comando abaixo antes de rodar o archinstall:
Realmente, tive que iniciar do 0 novamente. Só estou tendo um problema que após a instalação ser concluída, não aparece nenhuma opção de boot após a reinicialização do sistema, acaba caindo na tela da Dell (que é a fabricante do meu notebook). Estou dando uma olhada na internet de como resolver esse problema, mas até o momento estou pensando seriamente em instalar o Arch novamente via terminal. Obrigado.
@Coruja , o archinstall oferece uma opção para salvar a configuração em um arquivo, que você pode armazenar temporariamente em algum local (/tmp, por exemplo). Assim não seria necessário configurar tudo novamente.
Lembrando que esse arquivo é perdido ao reiniciar o sistema. Se quiser guardá-lo de forma permanente, terá que montar uma partição do seu HD, pendrive, etc, e salvar o arquivo lá.
Pessoal, acabei de concluir a instalação com sucesso do Arch, após algumas horas (por mais que seja simples hoje em dia), enfrentei alguns problemas, como instalador desatualizado, arquivo do i3 com pacotes mal formatados, etc.).
Na opção do bootloader, deixei com systemd ao invés do grub.