Construindo uma Workstation para edição de vídeo com Linux

Publicamos um vídeo no canal sobre a elaboração de uma workstation para edição de vídeo com várias dicas interessantes, se tiverem dúvidas, podem elaborar aqui nos comentários, além de lá no YouTube:

7 curtidas

Boa noite,

Gostaria de saber o que você utilizou para capturar a tela do Linux Mint?
E se foi gravado separado os seus comentários onde você aparece um pequena janela na parte de baixo?
Poderia ter um vídeo explicando como você faz isso :).

Isso seria interessante pois trabalho com suporte e gostaria de fazer alguns vídeos no estilo que você faz para minha empresa .
Grato,
Leandro

1 curtida

Se me permite a intromissão (pois a pergunta não foi para mim :blush:) @Lscosta, acredito que a aplicação que o @Dio usou para capturar a tela do Mint foi o OBS Studio. Mas se não tiver sido, o OBS é uma opção para fazer esse tipo de caputra de tela bem como streaming.

1 curtida

Eu morri um pouco por dentro quando vi o pó no interior do computador. Mas bom vídeo de qualquer forma.

3 curtidas

Vocês sabem se o Davinci Resolve tem alguma resolução mínima pra poder rodar? Pq eu testei ele em várias distros e em todas ocorreu o mesmo bug: ele fica maior do que a tela e eu não consigo redimensionar de jeito nenhum, ele fica travado. (Meu monitor é 1366x768)

De resto, amei o setup (apesar das minhas ressalvas com o Mint hahaha)

Eu resolvi testar o Davinci aqui no meu Elementary 5 e apesar da instalação ter sido completada sem erros, não consigo abrir o programa. Aquela primeira tela da introdução foi exibida normalmente, aí o programa fechou e não abre mais.

Executando pelo terminal, vi o mesmo erro que aconteceu no vídeo, da dependência libopencl faltando - depois de instalar isso começou a aparecer outro errro.

eddiecsilva@elemental /o/r/libs> /opt/resolve/bin/resolve 
log4cxx: No appender could be found for logger (Undefined).
log4cxx: Please initialize the log4cxx system properly.
ActCCMessage Already in Table: Code= c005, Mode= 13, Level=  1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= c006, Mode= 13, Level=  1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= c007, Mode= 13, Level=  1, CmdKey= -1, Option= 0
ActCCMessage Already in Table: Code= 2282, Mode=  0, Level=  0, CmdKey= 8, Option= 0
PnlMsgActionStringAdapter Already in Table: Code= 615e, Mode=  0, Level=  0, CmdKey= -1, Option= 0
15.3 (#008) Linux/Clang
Main thread starts: 948C7540
[0x7f51948c7540] | Undefined            | INFO  | 2019-03-19 14:28:59,138 | --------------------------------------------------------------------------------
[0x7f51948c7540] | Undefined            | INFO  | 2019-03-19 14:28:59,138 | Loaded log config from     /opt/resolve/configs/log-conf.xml
[0x7f51948c7540] | Undefined            | INFO  | 2019-03-19 14:28:59,138 | --------------------------------------------------------------------------------
fish: Tarefa 1127278672, “/opt/resolve/bin/resolve” terminado pelo sinal SIGABRT (Abortado)
eddiecsilva@elemental 

Já li várias discussões inclusive no fórum oficial da Black-Magic e até o momento nenhuma das soluções surtiu efeito na minha instalação. Já instalei diversas libs, criei symlinks e até agora nada.

Só para citar, eu uso o Elementary basicamente de fábrica, as únicas alterações que eu fiz foram habilitar o suporte à snaps, instalar algumas aplicações via Eddy e é claro, atualizar o sistema.

Meu setup é um AMD FX 8320 Black, 8Gb RAM, 1TB HDD, Radeon R9 380x 4Gb, Placa-mãe Asus 970a-ds3p, Monitor 24’’ Full HD 1920x1080 Samsung LED (usando conexão HDMI)

Sigo fuçando para tentar resolver. :slight_smile:

Atualização 02
Depois de pesquisar bastante eu consegui instalar os drivers proprietários da AMD no Elementary OS, alterando algumas variáveis de sistema a instalação foi concluída com sucesso. Mesmo assim, aplicativos como o Blender ou o Davinci Resolver não conseguem identificar corretamente a minha VGA e utilizar seus recursos. Eu estou montando um ambiente de trabalho para produção de conteúdo e desenvolvimento linux, então, ao menos por enquanto, nesta workstation não poderei utilizar o Elementary OS. Já estou instalando o ubuntu 18.10 porque minha experiência com o LTS foi bem ruim e acabei saindo dele para o Elementary.

Atualização 03
Instalei o Ubuntu 18.10 e o driver pro também não instala devido às dependências da versão (além do bug que faz a internet via wifi USB ficar extremamente lenta), acabei de instalar o 18.04 e após atualizar o sistema descobri que o driver não tem suporte ao kernel atualizado. :frowning:
Tudo confirma a situação já observada sobre como as empresas não dão o devido suporte e atenção para os demais sistemas operacionais do mercado.

Por enquanto é isso!

Opa, acho que te respondi no YouTube essa não foi? :slight_smile:

Aparentemente sim, Full HD.

2 curtidas

Seu monitor tem qual resolução?

Adicionei os detalhes do monitor no primeiro post, acabei e achar um vídeo onde é citado que o Davinci só roda com os drivers proprietários da AMD. Estou instalando para testar.

Atualização: eu tentei instalar o pacote disponível no site da AMD e tive problemas com dependências, o que deu uma bela bagunçada nos meus pacotes de drivers - agora não consigo concluir a instalação do driver proprietário e nem retornar ao driver anterior. Estou tentando fazer algumas mágicas aqui no DPKG para arrumar a bagunça.

Abaixo de FullHD ocorre tal problema. Também passo por isso (minha resolução ainda é 1366x768), por ser um software de edição de vídeo profissional, ele foca em hardwares voltados a isso, e por ser padrão de mercado a resolução FullHD é o mínimo.

Infelizmente ainda passo por essa dificuldade, porém se edição é o foco, FullHD é quase que um requisito.

1 curtida

Tenho uma RX 570 e sim o problema é com driver da AMD, tem que remover a lib do opencl e instalar o driver proprietário da Amd e tem que escolher o AMD GPU PRO no script de instalação.

Sem remover a lib quebrou um monte de pacotes e fez uma zona.

O DaVinci roda bem, mas não ficou muito legal em jogos, ainda não descobri se tem outra saída pelo MESA.

2 curtidas

meu sonho é ter uma workstation igual a sua, mas olha, eu assisti o video, e fiquei totalmente com ciumes, pelo menos pelo fato do pc ter mais memoria que o meu ahauha

e se é para uso de edição, sempre é valido demais.

2 curtidas

Olá @wilsonsantos qual distribuição você está usando?

Eu estou usando o Mint com o Cinnamon

1 curtida

Bom saber… Enquanto eu não tiver meu ultrawide, vou de Kdenlive mesmo ¯_(ツ)_/¯