Olá! Primeiramente preciso esclarecer que sou um usuário Windows pensando em migrar para Linux devido o meu notebook ser um pouco defasado. Utilizo uma Ideapad 3i da Lenovo, que tem 128GB (SSD) 4GB RAM, placa integrada e um processador Celeron N4020.
Ele ainda funciona muito bem, apesar de travas às vezes, mas para o dia a dia ainda está utilizável. Mas percebo que cada dia piora, e vai haver um dia que esses gargalos vão começar a me estressar.
A única coisa que me prende de trocar é o Office. Sou acadêmico e preciso utilizar o Word para escrever meus trabalhos científicos e etc. Sei que existem opções como LibreOffice ou o Google Docs, mas eles não tem 100% de compatibilidade. E sei que existe o Office Online, mas eu também posso não ter internet 100% do tempo. Realmente preciso do Word.
Dito isso, assisti ao vídeo do Diolinux sobre como instalar apps de windows no Linux (https://youtu.be/d562WVyLPVM?si=PKRPcgutnrZrbuh6). Mas eu não entendi muito bem, pois sou bem leigo ainda. Entendi que esse método instala um Windows e seus apps, o problema é que o Windows ja consome quase 40GB de armazenamento e, pasmem, mais de 3GB de RAM normalmente. Meu medo é ficar meio inviável, pois já tenho pouca memória e pouco armazenamento.
Os deuses do linux podem me ajudar? haha