Consigo rodar o Word no Linux Mint com um notebook com configurações ruins?

Olá! Primeiramente preciso esclarecer que sou um usuário Windows pensando em migrar para Linux devido o meu notebook ser um pouco defasado. Utilizo uma Ideapad 3i da Lenovo, que tem 128GB (SSD) 4GB RAM, placa integrada e um processador Celeron N4020.

Ele ainda funciona muito bem, apesar de travas às vezes, mas para o dia a dia ainda está utilizável. Mas percebo que cada dia piora, e vai haver um dia que esses gargalos vão começar a me estressar.

A única coisa que me prende de trocar é o Office. Sou acadêmico e preciso utilizar o Word para escrever meus trabalhos científicos e etc. Sei que existem opções como LibreOffice ou o Google Docs, mas eles não tem 100% de compatibilidade. E sei que existe o Office Online, mas eu também posso não ter internet 100% do tempo. Realmente preciso do Word.

Dito isso, assisti ao vídeo do Diolinux sobre como instalar apps de windows no Linux (https://youtu.be/d562WVyLPVM?si=PKRPcgutnrZrbuh6). Mas eu não entendi muito bem, pois sou bem leigo ainda. Entendi que esse método instala um Windows e seus apps, o problema é que o Windows ja consome quase 40GB de armazenamento e, pasmem, mais de 3GB de RAM normalmente. Meu medo é ficar meio inviável, pois já tenho pouca memória e pouco armazenamento.

Os deuses do linux podem me ajudar? haha

Rapá mas vc ficar preso ao Office por causa de Word? Qualquer editor de texto substitui ele tranquilamente, se ainda fosse o caso de precisar do Excel com formulas complexas eu até te daria razão. Sinceramente por causa do Word não compensa o trabalho que vai te dar.

:sweat_smile: Confesso que não tenho muita experiência com outros, no máximo Google Docs. Meu medo é porque, por exemplo, se eu estiver fazendo meu TCC e minha orientadora for avaliar, não posso ficar a mercê de um erro de compatibilidade, entende? Não me refiro nem a conseguir utilizar a formatação ABNT ou outra requisitada, mas sim ao compartilhar ter medo de chegar “desconfigurado” para o destinatário q usa word (supondo q eu use, por exemplo, LibreOffice)

1 curtida

Teste o OnlyOffice tem uma ótima compatibilidade com os arquivos do MS Office.

Vai de OnlyOffice que vc não terá problemas nesse quesito de compatibilidade.