Boa noite.
Tenho um computador Frankenstein que montei com várias peças. A placa mãe é uma biostar com Celeron j 3060 sata 3, com 8 GB de RAM Kingston ,tem um SSD Kingston de 480 GB em dualboot com Linux Mint e Windows 10.
No Linux tudo funciona as mil maravilhas. Consigo fazer funcionar uma Hp Ink tank 116 e um scanner Canon lide 110 com dois monitores, um vga e um HDMI. Rodo até jogos 3D Linux com bom FPS. Faço multitarefas sem problemas.
Mas agora preciso usar o Windows para trabalho e usar os seguintes programas abertos ao mesmo tempo: Adobe Reader DC para assinar PDFs com token, Google Chrome com três abas, mais uma janela aberta no outro monitor, o programa de scaner do Canon lide que gera os PDFs . O libre Office 6.4 que também gera os PDFs , e o gerenciador de arquivos do Windows 10 que permite selecionar um arquivo PDF para o Adobe Reader.
Tenho que manter uma câmera USB na resolução mínima aceitavel de 240 pixel para videoconferência.
Minha internet é de 15 MB. A internet das pessoas com quem eu falo as vezes é ruim.
O que acontece é que este sistema com Windows está funcionando precariamente. No Linux conseguia fazer mais.
Será que o processador é fraco mesmo usando SSD e 8 gb de ram?
Será que o gargalo é a internet? Será que é a internet de quem fala comigo?
O SSD e a memória são Kingston.
Não consigo entender o motivo do mal funcionamento.
Não uso tudo ao mesmo tempo. Se estou escaneando não estou imprimindo. Os arquivos gerados são pequenos , de cerca de 180 KB.
Se voltasse ao Linux melhoraria?
O meu token tem suporte ao Linux mas precisaria assinar PDFs. É o token soluti safenet 5110 com suporte nativo. Mas não sei como assinar PDFs no Linux.
Poderiam me ajudar? Talvez alguma configuração. Algo que possa ser feito. Talvez preparar o computador para funcionar com mais velocidade no Linux.
Desde já agradeço o auxílio e a paciência.
Obrigado
Provavelmente o gargalo é o processador mesmo. Ele até consegue rodar o Windows 10 “de boa” em notebooks essenciais, mas, o seu uso no Windows 10 deve estar sobrecarregando-o, mas, para não fazer afirmações no escuro, o ideal é que você instale um software que acompanhe em tempo real o uso de recurso do Windows.
Boa noite. Você acha que se usasse o Linux Mint que já está instalado conseguiria melhor desempenho? O problema é que não sei como assinar em PDF. Além disso uso o Google Chrome para as videochamadas e não sei se tem algum plugin ou algo que não funciona no Linux. Ouvi falar do PJe Office. Você sabe como é este programa? Se conseguiria assinar PDFs nele?
O problema seria assinar em PDF e fazer a videochamadas.
O resto funciona 100% no Linux Mint.
Tenho um notebook Celeron quad core 3160 com SSD 120 GB e 4 GB de RAM Com Windows 10. Será que se usar ele terei algum ganho ?
Em geral distros Linux, com raras exceções, usam menos recursos que os Windows atuais, então sim, com o Mint muito provavelmente seu desempenho será muito superior. Sobre o Chrome, normalmente suas extensões são universais, isto é, funcionam pelo navegador independente do sistema operacional que você esteja usando. As mesmas extensões que uso em Windows funcionam em Linux normalmente, o que importa é só a compatibilidade com o navegador no caso.Nunca utilizei o PJe Office, mas, aparentemente você tem sim boas opções para assinar PDFs, veja:
https://help.libreoffice.org/Common/Applying_Digital_Signatures/pt-BR
Sobre videochamadas:
https://www.edivaldobrito.com.br/alternativas-ao-skype-para-linux/
Comparativamente com o Windows terás ganhos sim. O ideal é pegar uma mídia live e ir testando diferentes distros para ver qual tem o melhor desempenho em sua máquina e mais lhe agrada, mas, sem dúvida o Mint deve ser uma das melhores opções.