Consigo fazer undervolt na minha GPU só por comandos?

eu tenho um servidor NAS com o OpenMediaVault baseado em Debian 11, eu tenho uma GPU antiga nele só para conseguir bootar o sistema, é uma GeForce 8400, só que ela esquenta muito (nunca baixou de 50) e acaba deixando todo o sistema quente pois não tem ventilação, eu queria fazer um undervolt para diminuir a temperatura, o processador é bem frio, fica em uma media de 35C, ja que eu mem uso ela e não tem interface gráfica instalada eu não consigo usar nem um programa que achei procurando, todos usam um programas que precisam de interface.
image

A) Vc pode configurar o sistema para acesso remoto e então desativar completamente a placa de vídeo. Mas daí pra ativar novamente vc vai precisar reiniciar o computador. Tem um post sobre isso com um repositório com informações aqui Superaquecimento em distros a base de Ubuntu - #2 por KairanD mas é pra desativar gráficas híbridas. Não sei se funciona no seu caso.

ou

B) Vc pode configurar o sistema para acesso remoto e então desinstalar a placa de vídeo (retirá-la do computador). Talvez o computador inicie mesmo sem placa de vídeo, mas é mais comum pra computadores domésticos que ele trave a inicialização… Mas se ele iniciar, vc usa normalmente pelo acesso remoto.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.