Conselhos para alguém que quer seguir carreria em Segurança da Informação?

Titulo bem explicativo, gostaria de conselhos, insights ou qualquer coisa de quem tem contato com a área para me ajudar a saber onde focar e o que me espera.

Obrigado pela atenção.

Não sou especificamente da área de segurança da informação, mas como vários requisitos são basicamente de TI num geral, eis algumas lições que aprendi e venho adotando (ou me esforçando para isso).

• Aprenda Inglês
    Esse é um dos principais conselhos que um bom profissional de TI, ainda mais na área que pretende atuar, deve possuir. Você pode começar com o Inglês técnico e ir aumentando gradualmente.

• Leia muito material sobre
    Siga blogs, canais, compre livros e leia artigos com essa temática. Ler no seu tempo e ir compreendendo passo a passo é super importante.

• Participe de workshops ou cursos
    Não perca a oportunidade e tente aprender e tirar proveito das chances que aparecerem.

• Seja autodidata
    Talvez essa seja a dica mais valiosa e a mais difícil de se por em prática. Ser autodidata não significa nunca precisar da ajuda de alguém, porém, não seja dependente. Procure, pesquise, quebre a cabeça.

• Ande com quem manja
    Participe de grupos, conheça pessoas, siga pessoas em que almeja e admira. Falando sempre destes temas, e ouvindo (lendo) bastante, você irá aprender muita coisa.

• Transmita o pouco que você sabe
    Uma das melhores formas para se aprender algo é repassando esse conhecimento, ensinando. Você aprende muito, enquanto ensina. Crie um canal, grupo (virtual ou físico) focado no ramo. No começo você pode estudar em grupo e cada um auxiliar o outro, e depois de um tempinho começar um canal, blog ou algo do gênero.

• Não fique apenas na teoria
    A teoria é muito boa, entretanto, será a prática que lhe tornará um bom profissional… Tente praticar ao máximo, seja em VM, uma máquina de testes, ou o que for. Crie um projeto, em conjunto ou sozinho e vá fazendo pequenas coisas, mas aprendendo com os erros e praticando.

• Dê valor aos “mais velhos”
    Aprenda o máximo possível com quem manja, respeite e caso não concorde com a maneira de se fazer, ao menos reflita.

• Não reinvente a roda
    Essa dica pode lhe poupar tempo, porém, um bom profissional não é feito da noite para o dia. As vezes será necessário “quebrar essa regra” para aprender, reinventar a roda pode não ser prático n cenário de produção ou trabalho. No entanto, para estudos será uma boa oportunidade de aprendizado.

Essas foram as que lembrei agora…kkkk, sei que o pessoal irá contribuir com mais conteúdo… Absorva o que é bom e descarte o que for ruim…rsrsrs, espero ter contribuído…

4 Curtidas

Olha… Muito obrigado mesmo pela resposta tão completa, com certeza anotarei cada uma delas.

Não tenha pressa, aprenda arquitetura de computadores, aprenda como memória funciona, como sistemas operacionais administram o hardware, como um processador fazz as coisas, a ler assembly, a escrever C, como um compilador gera e otimiza código de máquina, como ler e entender esse código, como os protocolos de segurança funcionam, oq é HTTP, SSH e afins, tenha o máximo de contato low-level que puder, se vc não enteder como as coisas funcionam perto do metal, vc não vai ter capacidade de garantir a segurança de nada, pq é justamente a exploitação de coisas lá em baixo que causam problemas de segurança.

4 Curtidas

Obrigado pelo comentário @Fenrir

1 Curtida

Tem um curso online, com certificado do próprio site do governo, Link:
Dá uma olhada, eu sei que tem outro site com esse curso gratuito também e com certificado, mas não o encontrei. Dê uma olhada, deve te ajudar em algo.

https://www.escoladotrabalhador.gov.br/cursos/seguranca-da-informacao-2/

1 Curtida

Nossa @Zwei nem sei como te agradecer… Muito obrigado mesmo pela força.

tmj

2 Curtidas