Titulo bem explicativo, gostaria de conselhos, insights ou qualquer coisa de quem tem contato com a área para me ajudar a saber onde focar e o que me espera.
Obrigado pela atenção.
Titulo bem explicativo, gostaria de conselhos, insights ou qualquer coisa de quem tem contato com a área para me ajudar a saber onde focar e o que me espera.
Obrigado pela atenção.
Não sou especificamente da área de segurança da informação, mas como vários requisitos são basicamente de TI num geral, eis algumas lições que aprendi e venho adotando (ou me esforçando para isso).
Aprenda Inglês
Esse é um dos principais conselhos que um bom profissional de TI, ainda mais na área que pretende atuar, deve possuir. Você pode começar com o Inglês técnico e ir aumentando gradualmente.
Leia muito material sobre
Siga blogs, canais, compre livros e leia artigos com essa temática. Ler no seu tempo e ir compreendendo passo a passo é super importante.
Participe de workshops ou cursos
Não perca a oportunidade e tente aprender e tirar proveito das chances que aparecerem.
Seja autodidata
Talvez essa seja a dica mais valiosa e a mais difícil de se por em prática. Ser autodidata não significa nunca precisar da ajuda de alguém, porém, não seja dependente. Procure, pesquise, quebre a cabeça.
Ande com quem manja
Participe de grupos, conheça pessoas, siga pessoas em que almeja e admira. Falando sempre destes temas, e ouvindo (lendo) bastante, você irá aprender muita coisa.
Transmita o pouco que você sabe
Uma das melhores formas para se aprender algo é repassando esse conhecimento, ensinando. Você aprende muito, enquanto ensina. Crie um canal, grupo (virtual ou físico) focado no ramo. No começo você pode estudar em grupo e cada um auxiliar o outro, e depois de um tempinho começar um canal, blog ou algo do gênero.
Não fique apenas na teoria
A teoria é muito boa, entretanto, será a prática que lhe tornará um bom profissional… Tente praticar ao máximo, seja em VM, uma máquina de testes, ou o que for. Crie um projeto, em conjunto ou sozinho e vá fazendo pequenas coisas, mas aprendendo com os erros e praticando.
Dê valor aos “mais velhos”
Aprenda o máximo possível com quem manja, respeite e caso não concorde com a maneira de se fazer, ao menos reflita.
Não reinvente a roda
Essa dica pode lhe poupar tempo, porém, um bom profissional não é feito da noite para o dia. As vezes será necessário “quebrar essa regra” para aprender, reinventar a roda pode não ser prático n cenário de produção ou trabalho. No entanto, para estudos será uma boa oportunidade de aprendizado.
Essas foram as que lembrei agora…kkkk, sei que o pessoal irá contribuir com mais conteúdo… Absorva o que é bom e descarte o que for ruim…rsrsrs, espero ter contribuído…
Olha… Muito obrigado mesmo pela resposta tão completa, com certeza anotarei cada uma delas.
Não tenha pressa, aprenda arquitetura de computadores, aprenda como memória funciona, como sistemas operacionais administram o hardware, como um processador fazz as coisas, a ler assembly, a escrever C, como um compilador gera e otimiza código de máquina, como ler e entender esse código, como os protocolos de segurança funcionam, oq é HTTP, SSH e afins, tenha o máximo de contato low-level que puder, se vc não enteder como as coisas funcionam perto do metal, vc não vai ter capacidade de garantir a segurança de nada, pq é justamente a exploitação de coisas lá em baixo que causam problemas de segurança.
Tem um curso online, com certificado do próprio site do governo, Link:
Dá uma olhada, eu sei que tem outro site com esse curso gratuito também e com certificado, mas não o encontrei. Dê uma olhada, deve te ajudar em algo.
https://www.escoladotrabalhador.gov.br/cursos/seguranca-da-informacao-2/